Em partida atrasada da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Criciúma respirou na luta contra o rebaixamento ao ganhar do Red Bull Bragantino, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (28), no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
A vitória encerrou um jejum de três jogos e fez o Criciúma subir para o 12º lugar, com 28 pontos. Sem vencer no Brasileirão há seis rodadas, o Red Bull Bragantino estacionou nos 27 pontos e caiu para o 15º lugar, ligando o sinal de alerta contra a degola.
Atuando em casa, o Criciúma começou em cima do Red Bull Bragantino e criou uma boa oportunidade logo aos 5 minutos. Matheusinho recebeu dentro da área e bateu na saída de Cleiton, mas a bola subiu muito e saiu. O time catarinense, porém, não conseguiu manter o ritmo e viu o adversário equilibrar as ações.
E foi justamente quando a partida estava equilibrada que o Criciúma abriu o placar. Aos 36 minutos, Marcelo Hermes aproveitou bate e rebate dentro da área para chutar no canto esquerdo de Cleiton. Antes do intervalo, o Red Bull Bragantino assustou com Henry Mosquera e Lincoln.
O time paulista voltou com outra postura do intervalo e teve boas chances para empatar antes dos 15 minutos. Na melhor delas, Lucas Evangelista chutou colocado e a bola passou raspando a trave de Gustavo. O Criciúma respondeu em finalização de Fellipe Matheus. Cleiton espalmou para escanteio.
A pressão do Red Bull Bragantino aumentou a partir dos 30. Jhon Jhon encontrou Vinicinho, que parou em Gustavo. Apesar do goleiro Cleiton ter ido para o ataque nos minutos finais, o Criciúma conseguiu segurar a vitória no confronto direto contra o rebaixamento.
Criciúma: 12º colocado, com 28 pontos
Red Bull Bragantino: 15º colocado, com 27 pontos
Cuiabá (F) - 31/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Palmeiras (F) - a definir - Brasileirão
Athletico-PR (C) - a definir - Brasileirão
Bahia (C) - 01/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Grêmio (C) - a definir - Brasileirão
Atlético-MG (F) - a definir - Brasileirão
Fonte: ESPN