Locais Doação de sangue
Assistente social do hemonúcleo de Patos faz apelo urgente por doações de sangue
De acordo com Vânia, a falta de doações tem gerado um alerta entre os profissionais de saúde, pois a demanda por sangue continua alta e os estoques estão perigosamente baixos.
01/09/2024 07h00 Atualizada há 3 meses
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com
Foto: Reprodução Redes Sociais

Vânia Batista, assistente social do Hemonúcleo de Patos-PB, expressou grande preocupação em conversa com a equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM. Segundo ela, o mês de agosto foi marcado por uma crítica escassez de doações de sangue, agravando a situação do banco de sangue que atende pacientes hospitalizados na região.

De acordo com Vânia, a falta de doações tem gerado um alerta entre os profissionais de saúde, pois a demanda por sangue continua alta e os estoques estão perigosamente baixos. Ela fez um apelo para que a população se sensibilize e se mobilize em prol das doações, ressaltando que "cada doação pode salvar vidas".

O Hemonúcleo de Patos está localizado na Rua 5 de Agosto, próximo ao Hospital do Bem, e funciona das 07h00 às 13h00. Para ser um doador, é necessário comparecer ao local com um documento original com foto, estar bem alimentado e em bom estado de saúde. Além disso, é fundamental que o doador não tenha feito endoscopia nos últimos seis meses, tatuagem nos últimos 12 meses e não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores à doação.

Vânia Batista lembrou que homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres podem doar até três vezes no mesmo período. "Se mantivermos as doações regulares, com certeza o estoque ficará bem abastecido", destacou. A assistente social finalizou o apelo pedindo à população que se mobilize e ajude a garantir a vida de muitos que dependem dessas doações.

Loading...

Vânia Batista, Assistente social do Hemonúcleo de Patos-PB / Crédito: Wânia Nóbrega - Rádio Espinharas FM