Saúde Balanço
Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas na urgência e emergência e realiza 23 cirurgias no final de semana
A unidade, que integra a rede estadual hospitalar, realizou 23 cirurgias entre a sexta-feira (30) e o domingo (1), sendo oito de urgência e 15 eletivas.
03/09/2024 09h00 Atualizada há 2 semanas
Por: Felipe Vilar Fonte: SECOM-PB
Foto: Felipe Vilar/Patosonline.com

O plantão do final de semana (30/8 a 1/9) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 210  pessoas, das quais nove vítimas de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual hospitalar, realizou 23 cirurgias entre a sexta-feira (30) e o domingo (1), sendo oito de urgência e 15 eletivas.

Foram 10  cirurgias oncológicas, seis ortopédicas, cinco gerais e duas vasculares. Na urgência e emergência, o plantão com maior demanda de pessoas foi o de domingo (1), com o atendimento a 99 pacientes, seguido do sábado (31), quando outras 80 pessoas foram atendidas na unidade. Na sexta-feira (30), das 18h até a meia-noite, outras 31 pessoas deram entrada na unidade.

Dos nove pacientes vítimas de acidentes, oito deles foram de pessoas que estavam em motocicletas. Houve ainda o registro de um caso com sinistros envolvendo um atropelamento. Boa parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com quatro pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Nova Olinda, São Mamede, Teixeira e Piancó.

 Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos na urgência e emergência do hospital neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 77 ocorrências, seguido de pessoas que tiveram complicações decorrentes de quedas, com 44 casos, além de pessoas que sofreram mordedura de animais, com 13 registros no período, entre outros motivos. O hospital atendeu ainda sete casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), dois casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e dois casos de crise nervosa, entre outras intercorrências.

Por Secom-PB