Policial Operação Queimadas
Corpo de Bombeiros da Paraíba deflagra nova edição da Operação Queimadas no Sertão
A operação tem como objetivo enfrentar os desafios impostos pela estiagem, altas temperaturas, baixa umidade do ar e fortes ventos, fatores que facilitam a propagação de grandes incêndios.
06/09/2024 20h00 Atualizada há 3 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Assessoria
Foto: divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 06 de setembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, por meio do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar, iniciou mais uma edição da Operação Queimadas, visando prevenir e combater incêndios florestais que tendem a aumentar nesta época do ano. A operação tem como objetivo enfrentar os desafios impostos pela estiagem, altas temperaturas, baixa umidade do ar e fortes ventos, fatores que facilitam a propagação de grandes incêndios.

O Coronel Saulo Laurentino, comandante regional, explicou a importância das ações planejadas: “As ações serão voltadas para a prevenção e o combate aos incêndios florestais. Sabemos que, nesta época do ano, as condições climáticas favorecem a propagação de grandes incêndios”.

A operação inclui uma ampla campanha de conscientização, com a divulgação de áudios e vídeos educativos nas mídias institucionais e em parceria com a imprensa. O foco é orientar a população sobre os perigos do uso inadequado do fogo para práticas agrícolas, que costumam aumentar no último quadrimestre do ano.

Além disso, a Força Regional, formada por equipes especializadas, foi ativada para atuar no sertão da Paraíba, oferecendo suporte às unidades que enfrentem ocorrências de grandes proporções.

O Corpo de Bombeiros reforça a orientação de que qualquer tipo de queimada para limpeza ou preparação do solo é contraindicada e perigosa neste período. A prática, além de ilegal, contribui para o surgimento de incêndios de grandes dimensões, que ameaçam a fauna, a flora e a segurança da população.

A operação continuará até o final do período de estiagem, com equipes de prontidão para agir em caso de incêndios florestais, além de ações educativas em toda a região.

Por Patos Online
Com informações da Assessoria