Nesta segunda-feira (09), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba indeferiu a candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB) à Prefeitura de Cajazeiras nas Eleições 2024. O pedido de impugnação foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação liderada por Corrinha Delfino (Progressistas). A decisão reverte o deferimento anterior do juiz da 68ª Zona Eleitoral, que havia autorizado a candidatura no último dia 16 de agosto.
A impugnação baseia-se no argumento de que Chico Mendes estaria tentando disputar um terceiro mandato consecutivo no executivo. Mendes foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, mas renunciou ao cargo para se candidatar a deputado estadual, sendo eleito para a Assembleia Legislativa da Paraíba.
O relator Bruno Teixeira de Paiva já havia votado contra o registro de candidatura na semana passada, e seu voto foi seguido pelos desembargadores Oswaldo Trigueira do Vale Filho, Roberto França, Sivanildo Torres Ferreira e a juíza Maria Cristina Paiva Santiago. O juiz Fábio Leandro absteve-se de votar.
Apesar da decisão, a defesa de Chico Mendes informou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permitindo que o deputado continue com sua campanha até que uma decisão final seja proferida.
Por Patos Online