A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) divulgou um Boletim Epidemiológico que registrou 3.377 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 7 de setembro, representando um aumento de 22,72% em relação ao ano anterior. A SES destacou a importância da prevenção, como a vacinação contra Covid-19 e Influenza, além de cuidados básicos para evitar a disseminação dos vírus respiratórios.
Segundo o boletim, o vírus da Covid-19 prevalece entre idosos acima de 60 anos, enquanto o rinovírus e o influenza A afetam principalmente crianças menores de 5 anos. A Covid-19 foi responsável pelo maior número de mortes, com 67 óbitos, seguida por Influenza A, com 50 óbitos, vírus sincicial respiratório (VSR) com 22 e rinovírus com 21. A chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis, Fernanda Vieira, reforçou a necessidade de manter a caderneta de vacinação atualizada para reduzir as hospitalizações e óbitos.
Além da vacinação, a SES recomenda práticas preventivas, como manter ambientes ventilados, lavar as mãos com frequência, usar máscaras em casos de doença respiratória e higienizar brinquedos e objetos pessoais. Até 7 de setembro, foram registrados 357 óbitos por SRAG, e a SES continua monitorando a situação.