Um canil clandestino com 46 animais foi fechado nesta terça-feira (10) no bairro dos Funcionários II, em João Pessoa. De acordo com o Centro de Zoonoses, o local não tinha licença para comercializar os animais, não possuía responsável técnico e funcionava em condições sanitárias inadequadas.
O local foi denunciado, e uma ação conjunta entre o Centro de Zoonoses, a Polícia Militar e a Guarda Municipal foi montada. O canil abrigava 24 gatos e 22 cachorros, incluindo muitos filhotes. O espaço era utilizado para reprodução e, segundo a Zoonoses, o proprietário confirmou que comercializava os animais.
A coordenadora do Centro de Zoonoses, Pollyana Dantas, afirmou em entrevista à TV Cabo Branco que uma visita técnica constatou as diversas irregularidades. Ela destacou que os animais estavam com a vacinação em atraso e sem medicação adequada, além do local operar sem licença ou cadastro.
Pollyana Dantas explicou que os animais ficarão sob tutela judicial do órgão, receberão tratamento de saúde e passarão por quarentena. A justiça também decidirá se os animais poderão ser adotados no futuro.
Além dos animais encontrados no local, pelo menos cinco gatas estão prenhas, e novos filhotes devem nascer nas próximas semanas.
A coordenadora da Zoonoses também informou que o proprietário do canil foi conduzido à Central de Flagrantes, na Central de Polícia.
Fonte: g1 PB