Brasil Operação Integration
Deolane passa por audiência de custódia e segue presa em Pernambuco
Influenciadora teve mandado de prisão preventiva analisado pela Justiça em audiência de custódia nesta quarta-feira (11).
11/09/2024 14h02 Atualizada há 2 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 PE
Foto: Genival Paparazzi/AgNews; Joab Alves/g1

A Justiça de Pernambuco decidiu, em audiência de custódia, que a influenciadora Deolane Bezerra, alvo de operação contra lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais, vai seguir presa preventivamente.

Deolane passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11), no presídio de Buíque, onde ela está, no agreste pernambucano. A audiência foi no virtual.

"Deolane Bezerra Santos teve o mandado de prisão preventiva analisado pelo Juízo da Audiência de Custódia, onde foram verificados apenas os aspectos formais da prisão, como a legalidade no cumprimento do mandado. A audiência foi realizada de forma virtual a partir da Colônia Penal Feminina de Buíque. Diante disso, Deolane Bezerra Santos permanecerá presa preventivamente", disse o Tribunal de Justiça.

Deolane chegou a deixar a Colônia Penal Feminina do Recife para cumprir prisão domiciliar, mas a Justiça revogou essa decisão nesta terça-feira (10) pois ela descumpriu medidas cautelares ao falar com a imprensa na saída da cadeia e, em seguida, postar foto no Instagram em que aparece com uma fita na boca com a inscrição de um "X".

A mãe de Deolane, Solange Bezerra, também foi presa na quarta-feira (4), na mesma operação, a Integration. (leia mais abaixo)

No início da tarde de terça, ela foi ao Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife, para assinar os termos da prisão domiciliar. No entanto, foi informada de que a prisão domiciliar havia sido revogada, então ela fez um exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e seguiu para Colônia Penal Feminina de Buíque.

Na chegada à colônia, havia bastante gente na frente do prédio, mas a movimentação nesta manhã foi mais tranquila ao redor da unidade.

Como é o presídio onde Deolane está

Deolane está no mesmo presídio onde cumprem penas as "Canibais de Garanhuns", como ficaram conhecidas as duas mulheres condenadas por matar e vender carne humana dentro de salgados na cidade. A colônia penal fica a 280 km do Recife.

É uma colônia penal para mulheres dividida em dois pavilhões, um destinado para 70 presas e outro para pouco mais de 30.

Localizado na divisa entre uma área de mata e outra urbana e com casas próximas, o presídio fica a cerca de 150 quilômetros de Caruaru, a maior cidade do Agreste do estado.

A influenciadora passou a primeira noite no presídio de Buíque em uma cela separada por questões de segurança, segundo a secretaria estadual de administração penitenciária de Pernambuco.

Entenda a justificativa para a prisão domiciliar

A decisão que obrigou o retorno de Deolane à prisão prevê um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), no bairro de Santo Amaro.

O TJPE informou, por meio de nota, que "os autos permanecem em sigilo para proteger a intimidade dos demais investigados" e que "qualquer manifestação relacionada ao caso será feita exclusivamente nos autos e acessível apenas às partes envolvidas".

A revogação da prisão domiciliar foi comunicada a Deolane, no início da tarde de terça, na 12ª Vara Criminal.

Segundo informações apuradas pelo g1, Deolane havia sido beneficiada pelo artigo 318A do Código de Processo Penal e por um habeas corpus coletivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 2018, que substitui a prisão preventiva por domiciliar para gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência. A empresária é mãe de uma menina de 8 anos.

Além de não poder se pronunciar publicamente sobre o caso, Deolane tinha ficado proibida de ter contato com os demais investigados e deveria permanecer em casa todos os dias da semana, incluindo os fins de semana.

Deolane falou em 'prisão criminosa'

O descumprimento da decisão judicial por Deolane Bezerra ocorreu logo depois que ela deixou a Colônia Penal Feminina. Cercada por jornalistas e por pessoas que a aguardavam do lado de fora, a influenciadora falou que considerava a prisão "criminosa".

"Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado. [...] Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada", afirmou. Em seguida, ela foi carregada nos braços até o carro, por pessoas que esperavam sua saída da prisão.

Pouco tempo depois do pronunciamento, a conta da advogada no Instagram publicou uma foto dela, na qual aparece com uma espécie de fita na boca, formando um “X” no centro, com a legenda “Carta aberta…”.

Outras beneficiadas com prisão domiciliar

Além de Deolane, foram beneficiadas com o direito da prisão domiciliar:

 

Fonte: g1 PE