Pesquisa realizada pelo Ipec aponta que 44% dos brasileiros avaliam a gestão do governo Lula no meio ambiente como ruim ou péssima. Apenas 27% consideram boa ou ótima.O levantamento, divulgado neste sábado, 14, pelo jornal O Globo mostra que o maior salto negativo na percepção da gestão petista ocorreu justamente na área ambiental na comparação com sondagem realizada em abril
Segundo o Ipec, 33% dos entrevistados consideravam o desempenho do governo Lula ruim ou péssimo em abril. O tema, aliás, era um dos setores melhores avaliados.
A pesquisa divulgada neste sábado foi realizada entre os dias 5 e 9 de setembro com 2 mil pessoas em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
A queda na avaliação do governo Lula na área ambiental ocorre em meio a queimadas em vários estados. Um levantamento do projeto MapBiomas mostrou que as queimadas consumiram em agosto uma parte do território brasileiro equivalente ao território da Paraíba.
Segundo dados do Monitor do Fogo, o país nunca tinha registrado um cenário de incêndios florestais tão grave quanto no mês passado.
Em relação a agosto de 2023, houve um crescimento de 149% no território devastado pelas chamas, aumento de 3,3 milhões de hectares.
Com base no Monitor do Fogo, o Ipam também verificou que as áreas agropecuárias atingidas pelas chamas cresceram 38% em relação a agosto de 2023.
Cerca de 1,1 milhão de hectares foram queimados nessas áreas no mês passado, contra 806.772 hectares em agosto do ano passado.
Para a diretora de Ciência do Ipam, Ane Alencar, as políticas de redução do desmatamento dos órgãos públicos devem ser complementadas “com uma atuação específica para a redução do uso do fogo na paisagem como um todo para além da redução do desmatamento”.
Fonte - O Antagonista
Créditos: depositphotos.com / braydov