A 236ª edição da Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos, foi aberta neste sábado (14) com grande emoção e devoção. A celebração, que já faz parte do calendário religioso e cultural da cidade, começou com uma carreata vibrante, partindo do bairro do Jatobá e passando pelas principais paróquias de Patos. O cortejo culminou na imponente Catedral de Nossa Senhora da Guia, no centro da cidade, onde uma multidão entusiasmada aguardava.
O evento deste ano foi marcado por uma das maiores carreatas de abertura da história da festa, reunindo um grande número de veículos e motocicletas, todos guiados por fiéis e devotos. A manifestação religiosa trouxe um cenário de fé e união, com os participantes entoando cânticos em louvor à padroeira durante o trajeto.
Na chegada à Catedral, o ponto alto do evento foi a bênção dos veículos realizada pelo padre Adailton Pedro, pároco da catedral, enquanto fogos silenciosos iluminavam o céu. Em um momento de forte emoção, os fiéis cantaram o hino de Nossa Senhora da Guia e assistiram ao hasteamento da bandeira que simboliza o início oficial das festividades.
A cerimônia também contou com a bênção do Santíssimo Sacramento, feita pelo padre Adailton Pedro, que conclamou a todos para um período de fé e oração ao longo dos 10 dias de festa, que se estenderão até o dia 24 de setembro.
"A gente vê essa expressão de fé do povo patoense, mas não só porque Nossa Senhora da Guia é padroeira da Diocese. Vem gente de vários lugares, filhos ausentes, tudo isso por causa da fé, devoção e fidelidade a Cristo, que é o papel de Maria: nos conduzir a Jesus. Isso está expresso no rosto de cada pessoa. Venham aproveitar a Festa de Nossa Senhora da Guia, de 14 a 24, com quermesse, música no pavilhão e, como novidade, uma exposição cultural com quadros e obras de José Lima, artista que fez esses afrescos na Catedral. Venha participar conosco e fazer parte desse retiro espiritual que é a Festa de Nossa Senhora da Guia!", declarou o pároco em entrevista ao Patos Online, representado por Ana Beatriz.
Veja abaixo a reportagem:
A Festa de Nossa Senhora da Guia é um dos eventos religiosos mais tradicionais da região, atraindo fiéis não apenas de Patos, mas de várias cidades vizinhas, que veem na celebração uma oportunidade de renovar sua devoção e expressar sua fé.
Patosonline.com