Saúde Canabidiol
Secretário de Saúde da Paraíba anuncia regularização da distribuição de medicamentos à base de canabidiol até outubro
Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, o secretário garantiu que a Secretaria de Saúde está empenhada em normalizar o fornecimento de medicamentos no CEDMEX (Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais), apesar dos desafios enfrentados pela produção nacional.
18/09/2024 20h04 Atualizada há 17 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com ClickPB
Foto: Pixabay/Ilustrativa

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Ari Reis, anunciou nesta terça-feira (17) que a distribuição de medicamentos, incluindo aqueles à base de canabidiol, deverá ser regularizada até a primeira quinzena de outubro. Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, o secretário garantiu que a Secretaria de Saúde está empenhada em normalizar o fornecimento de medicamentos no CEDMEX (Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais), apesar dos desafios enfrentados pela produção nacional.

“Esses medicamentos estão em pauta. Isso é um problema nacional de produção, mas estamos empenhados em adquirir. Já compramos a maior parte e garanto que, até a primeira quinzena do mês de outubro, todos os medicamentos do CEDMEX estarão com sua distribuição regularizada, atendendo aos nossos pacientes”, afirmou o secretário.

CEDMEX e a lista de medicamentos

Ari Reis também detalhou o funcionamento do CEDMEX e a lista de medicamentos que são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário explicou que, além da lista nacional autorizada pelo Governo Federal, a Paraíba conta com uma lista estadual, criada para atender à demanda específica do estado. Essa lista está disponível no site da Secretaria de Saúde.

“Temos uma lista estadual com medicamentos que observamos uma frequência de demanda no estado, e o governador decidiu criar essa lista. Todos esses medicamentos são distribuídos pelo CEDMEX”, disse Ari.

Demanda judicial por medicamentos de alto custo

Ari Reis destacou ainda que a distribuição de medicamentos de alto custo, como os oncológicos, é atendida por meio de demandas judiciais. Nesses casos, a compra dos remédios é feita conforme a necessidade apresentada em processos judiciais.

“É um cenário com inúmeras variáveis na distribuição dos medicamentos”, finalizou o secretário, reforçando o compromisso de regularizar o fornecimento em breve.

 

Por Patos Online
Com informações do ClickPB