Gerais Baixa Umidade
Patos e vários municípios da Paraíba estão sob alerta de incêndios e perigo à saúde por baixa umidade do ar; veja lista
Moradores dos municípios afetados devem reforçar os cuidados com a umidificação dos ambientes, ingestão de líquidos e na hidratação da pele.
21/09/2024 16h00
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline com Clickpb
Foto reprodução

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alertas de baixa umidade do ar neste sábado (21). Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e possuem gravidade amarela, com baixo risco de incêndios e perigos à saúde, e laranja, quando o risco de incêndios e danos à saúde é maior.

O alerta amarelo é válido para 97 municípios do Agreste e Sertão. Nele, o Inmet fala sobre umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Ainda segundo o Inmet, as orientações para a população é de ingestão de bastante líquido; evitar o desgaste físico nas horas mais secas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes; e solicitar ajuda à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) em caso de problemas.

No alerta laranja, o Inmet informa que a umidade relativa do ar vai variar ente 20% e 12%, com riscos de incêndios florestais, danos à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Além das recomendações anteriores, o Inmet pede que a população afetada pelo alerta laranja reforce o uso de hidratante para pele e que tenha atenção com relação a umidificação dos ambientes em casa.

Confira abaixo a lista de municípios afetados pelo alerta amarelo:

Confira abaixo a lista de municípios afetados pelo alerta laranja: