Locais Baixa umidade
Clima desértico: umidade do ar pode chegar a 12% em Patos e cidades do Sertão da Paraíba
Os municípios de Patos, Sousa, Pombal, Catolé do Rocha e Cajazeiras estão entre os mais afetados por este alerta.
22/09/2024 12h30 Atualizada há 1 hora
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Lusângela Azevêdo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de baixa umidade para este domingo, 22 de setembro, abrangendo Patos e diversas cidades do Sertão da Paraíba. A condição de baixa umidade relativa do ar traz riscos à saúde e aumenta o potencial para incêndios florestais, exigindo atenção especial da população.

Alerta de umidade entre 20% e 12%

O primeiro alerta tem início às 13h e seguirá até as 19h deste domingo. Durante este período, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, níveis considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa condição pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de elevar o risco de incêndios florestais.

Os municípios de Patos, Sousa, Pombal, Catolé do Rocha e Cajazeiras estão entre os mais afetados por este alerta. A população deve ficar atenta e, em caso de emergência, pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Alerta de umidade entre 30% e 20%

O segundo alerta entrou em vigor desde às 11h e segue até as 21h de hoje. Com uma umidade relativa do ar entre 30% e 20%, este aviso indica um risco moderado de incêndios florestais e menor impacto na saúde em comparação ao primeiro alerta.

Cidades como Itaporanga, São Bento, Piancó e Santa Luzia estão entre as localidades afetadas por esse segundo alerta.

Recomendações para a população:

Com esses cuidados, é possível minimizar os efeitos do clima seco e proteger a saúde durante o período crítico de baixa umidade no Sertão da Paraíba.

 

Por Patos Online