Em duelo bastante equilibrado no Mané Garrincha, em Brasília, o Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0, neste domingo (22), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Flaco López, com seu 21º gol em 50 partidas pelo Verdão na temporada, foi o herói palestrino, dando à equipe de Abel Ferreira sua 5ª vitória seguida na Série A.
Mais de 62 mil pessoas estiveram no Mané Garrincha, em um dos melhores públicos da temporada nacional.
Com o resultado, o Alviverde foi a 53 pontos e seguiu colado no líder Botafogo, que chegou aos 56 depois do triunfo de sábado (21) sobre o Fluminense.
Já o Vasco vê sua série de seis jogos de invencibilidade no Brasileiro acabar e para nos 35 pontos, caindo para a 10ª posição.
Em campo, o Verdão começou ligeiramente melhor, mas o Cruzmaltino foi equilibrando as ações em Brasília aos poucos.
No entanto, em uma falha inacreditável da equipe carioca aos 25 minutos da etapa inicial, o Alviverde foi fatal e abriu o placar no Mané Garrincha.
Após recuo totalmente errado de Rayan, a bola sobrou limpa para Flaco López invadir e área e só bater na saída de Léo Jardim.
Depois disso, o Alviverde teve o controle da partida e ainda criou mais duas chances claríssimas para ampliar o placar.
Aos 50 minutos, Murilo subiu muito bem em cobrança de escanteio e antecipou Léo Jardim, mas cabeceou pouco acima do travessão.
Um minuto depois, Raphael Veiga soltou um balaço de fora da área e viu a bola explodir na trave vascaína.
Na volta dos vestiários, a torcida palestrina voltou a se levantar aos 6 minutos, quando Fláco López acertou uma linda bicicleta do travessão.
Pouco depois, mais um bom lance do argentino: ele lançou Maurício, que arrancou até a área e bateu para boa defesa do goleiro cruzmaltino.
Aos 22 minutos, polêmica: após cruzamento da direita, a bola bateu na mão do lateral Vanderlan e a arbitragem marcou falta a centímetros da grande área.
Na sequência, o árbitro Rafael Rodrigo Klein foi chamado ao VAR e revisou o lance, já foi foi diagnosticado que o toque aconteceu dentro da área, o que caracterizaria pênalti.
No entanto, o juiz considerou que a mão era foi passível de penalidade e cancelou até mesmo a falta que havia sido marcada, devolvendo a bola para o Verdão.
Na partida final, o Cruzmaltino foi para cima e teve chance de ouro de empatar aos 33, em cabeçada forte de Vegetti. Com uma grande defesa, Weverton salvou os paulistas.
Depois disso, Abel Ferreira mexeu no Palmeiras, trancou o time mais as entradas de Fabinho, Rony e Zé Rafael e controlou o jogo para garantir os três pontos em Brasília.
Vasco: 10º lugar, com 35 pontos
Palmeiras: 2º lugar, com 53 pontos
Cruzeiro (F) - 29/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (F) - 02/10, horário a definir - Copa do Brasil
Juventude (C) - 05/10, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (C) - 28/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Red Bull Bragantino (F) - 05/10, 16h30 (de Brasília) - Brasileirão
Juventude (F) - 19/10, horário a definir - Brasileirão
Fonte: ESPN