Após ser eliminado da Libertadores pelo Botafogo, o São Paulo virou rápido a chave e vence no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (29), jogando no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Tricolor, com dois a mais durante boa parte do jogo, bateu o Corinthians no clássico por 3 a 1, gols de Lucas Moura, de pênalti, Arboleda e André Silva. Yuri Alberto fez o do Alvinegro.
O primeiro gol da equipe treinada por Luis Zubeldía, que chegou ao Majestoso pressionado, saiu com Lucas Moura, de pênalti. O camisa 7 havia, inclusive, perdido penalidade no tempo normal contra o Glorioso na última semana.
O pênalti precisou ser revisado pelo VAR. Após jogada de Calleri, o árbitro de vídeo acionou Rafael Rodrigo Klein. No monitor, o árbitro viu pisão de Fagner no argentino. Ao retornar ao campo, marcou a penalidade e deu o segundo amarelo ao lateral-direito do Corinthians, que acabou expulso.
Comentarista de arbitragem dos canais ESPN, Renata Ruel concordou com a marcação do dono do apito.
"Pênalti bem marcado. É um pisão temerário, ou seja, o Fagner atinge o adversário com a trava da chuteira com intensidade e força média que caracteriza cartão amarelo, como era o segundo, o vermelho foi correto. Mesmo que o Calleri já tivesse tocado a bola, o Fagner perde o tempo da disputa e o atinge de forma temerária, pênalti e cartão amarelo corretos."
Na etapa final, mesmo com um a menos, o Corinthians se lançou em busca do empate. Por duas vezes, o Timão quase empatou com Romero, que perdeu uma chance embaixo do gol e, na outra, parou em Rafael.
A situação piorou aos 18. Por cotovelada em Luciano, André Ramalho recebeu o vermelho direto após o árbitro ser chamado pelo VAR e deixou o Corinthians com nove em campo.
Para Renata Ruel, o árbitro Rafael Rodrigo Klein também acertou na expulsão do zagueiro do Corinthians.
"Conforme a regra, conduta violenta, ele age com brutalidade contra o adversário fora da disputa de bola. Expulsão correta. A regra ainda fala que atingir o rosto do adversário com o braço/mãosem disputa de bola é para expulsão, a não ser que a força seja insignificante. E a força pode não ter sido alta, mas não foi insignificante."
Com dois a mais, o São Paulo ficou mais com a bola e achou o segundo. Após cobrança de escanteio de Wellington Rato aos 29, Arboleda subiu bem e ampliou o placar.
Mesmo com nove, o Corinthians colocou emoção no jogo. Aos 37. Carrillo ajeitou para o meio da área, e Yuri Alberto, de primeira e de canhota, estufou as redes.
Para liquidar a partida, aos 53, veio o terceiro. Em contra-ataque, André Silva recebeu de Ferraresi e bateu na saída de Hugo Souza para fechar o placar.
São Paulo: 4º colocado, com 47 pontos
Corinthians: 18º colocado, com 28 pontos
Cuiabá (F) - 05/10, às 19h (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (C) - 20/10, a definir - Brasileirão
Criciúma (F) - 26/10, a definir - Brasileirão
Flamengo (F) - 02/10, (a definir) - Copa do Brasil
Internacional (C) - 05/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Athletico-PR (C) - 17/10, às 20h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN