Locais Médido da dor
Médico alerta sobre os perigos do “text neck” e como evitar o problema
Dr. Romulo explica como a má postura ao usar dispositivos pode gerar dores e problemas graves na coluna, como hérnias de disco e degenerações.
01/10/2024 17h38
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com
Reprodução: Redes Sociais

O uso excessivo de celulares pode causar problemas de saúde, e um deles é o chamado "tech neck" ou "text neck". O neurocirurgião Dr. Romulo fez um vídeo explicando essa condição moderna, que tem se tornado comum entre usuários de tecnologia.

O termo, traduzido como "pescoço tecnológico" ou "pescoço de texto", refere-se ao desalinhamento da coluna cervical e à tensão muscular causada pela inclinação constante da cabeça para baixo ao olhar para celulares e outros dispositivos. Segundo o médico, essa postura inadequada pode colocar uma pressão significativa nas costas. "Dependendo do grau de inclinação, a pessoa pode carregar até 30 quilos nas costas, o que pode levar a dores no pescoço, coluna e até doenças degenerativas", alerta o especialista.

Além da sobrecarga muscular, Dr. Romulo destaca que a condição pode evoluir para hérnias de disco e até a necessidade de cirurgias. Para evitar o "text neck", o médico recomenda que o celular seja usado na altura dos olhos e que o uso de computadores também seja ajustado para não forçar o pescoço.

Essas medidas simples podem ajudar a prevenir complicações mais graves no futuro.

Se você se identificou com os sintomas, pode agendar uma consulta com Dr. Romulo, que estará atendendo em Patos na Ultra Clin, localizada na Rua Bossuet Wanderley, nº 257, Edifício Milindra 9, no Centro de Patos. Para agendar, basta entrar em contato pelos telefones (83) 3421-8162 ou (83) 99146-0264.