Saúde Doações
Hospital do Bem ultrapassa 200 doações de perucas de cabelos naturais para pacientes oncológicos
Para continuar com essa ação, o hospital precisa de gestos como o da garota Maria Luiza, de 8 anos, filha da enfermeira Rhamony Mychelle, que nesta terça-feira (1) fez a entrega de sua doação após cortar o cabelo. 
02/10/2024 16h45 Atualizada há 3 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: SECOM-PB
Foto: divulgação

Desde março de 2021, graças a uma parceria firmada entre a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, com a empresa Perucas Santa Catarina, de Joinville, que pacientes com câncer que fazem tratamento no Hospital do Bem – unidade de oncologia do Complexo – recebem perucas de cabelos naturais. De lá para cá, o hospital já doou mais de 200 perucas. Mas, para continuar com essa ação, o hospital precisa de gestos como o da garota Maria Luiza, de 8 anos, filha da enfermeira Rhamony Mychelle, que nesta terça-feira (1) fez a entrega de sua doação após cortar o cabelo. 

A mãe de Maria Luiza explica que essa foi a segunda doação de cabelos da filha ao hospital e que ela ficou sensibilizada após assistir uma reportagem sobre crianças com câncer. “Ela viu na internet uma matéria sobre tratamento do câncer em crianças e me pediu para explicar porque elas não tinham cabelo e eu falei que o tratamento do câncer às vezes faz perder os cabelos, aí ela me disse que queria doar porque sentiu no coração a vontade de fazer isso”, destaca Rhamony, que é funcionária do Complexo.

A atendente Hilda Norberto de Assis Neta, de 33 anos, de Santa Luzia, fez tratamento no Hospital do Bem em 2021 contra um câncer de mama e foi uma das pacientes que fez uso das perucas doadas pela unidade. Para ela, essa ação fez toda a diferença em sua autoestima e na forma como encarar o tratamento. “Minha experiência em usar peruca foi maravilhosa, pois eu trabalhava com atendimento ao público e minha aparência contava muito e com a ajuda da peruca pude elevar mina autoestima e encarar o tratamento com mais entusiasmo”, afirma ela, que usou a peruca durante sete meses, até os cabelos começarem a nascer novamente. Hilda ainda faz acompanhamento trimestral no Hospital do Bem.

“Sabemos que os cabelos é um item importante para manter a autoestima em alta e o tratamento oncológico, via de regra, afeta diretamente os cabelos. Daí, ser tão importante essa parceria que ajuda nossos pacientes a recuperarem a autoestima e enfrentarem o tratamento com mais motivação”, reforça o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, que foi quem firmou, em 2021, junto ao diretor da Perucas Santa Catarina, Tiago Lamego, essa ação de parceria que não traz nenhum ônus para o Hospital e propicia felicidade aos pacientes.

A coordenadora do Serviço Social do Hospital, Suenia Mota, para onde as doações devem ser encaminhadas, destaca a importância da doação de cabelos e fala como se dá o processo de entrega das peças. “A gente recebe os cabelos e enviamos para Santa Catarina, para a empresa que é nossa parceira, e eles mandam as perucas prontas sem custos para nossa unidade. Os pacientes que estão em tratamento na unidade devem procurar o Serviço Social do Hospital do Bem e externar o desejo de obter uma peruca. Eles experimentam as peças disponíveis e escolhem a que quiser”, afirma Suenia, lembrando que não é preciso devolver a peça após o uso. 

Ela também lembra que a continuidade da ação depende da doação dos cabelos. “A cada três ou quatro meses a gente envia as doações para a empresa confeccionar as perucas e quanto mais cabelos tivermos, mais doações poderemos fazer”, finaliza Suenia. Cada doador de cabelo recebe do hospital um certificado de gratidão e parabéns pelo belo gesto.

 

Por Secom-PB