As escolas, universidades e outras instituições de ensino na Paraíba começaram a se adaptar para o pleito eleitoral de 2024, com a cessão de espaços para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). A maioria dos 1.825 locais de votação no estado é composta por instituições de ensino, e a entrega dos prédios já está em andamento.
Nas escolas estaduais, segundo a assessoria da Secretaria de Educação da Paraíba, a entrega dos espaços à Justiça Eleitoral teve início na terça-feira (1). Até a última quarta-feira (3), a maior parte dessas escolas já estava sob a responsabilidade das Zonas Eleitorais. As aulas serão retomadas na segunda-feira (7), após a conclusão do pleito.
Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), em Mamanguape, está com suas instalações cedidas à Justiça Eleitoral, resultando na suspensão das aulas a partir desta quinta-feira (3), com previsão de retorno na segunda-feira (7). No entanto, até o fechamento da matéria, a UFPB não havia informado sobre o funcionamento de outros campi.
Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o bloco B do campus I, em Campina Grande, será isolado para o processo eleitoral, mas laboratórios e outros setores poderão funcionar conforme a decisão das coordenações dos cursos. Os campi de Patos e Cajazeiras também serão utilizados como locais de votação, alterando a rotina de aulas, enquanto em Pombal, apenas a central de aulas 2 será cedida. Em Sousa, o pleito ocorrerá na unidade 1, localizada no centro da cidade.
A Paraíba conta com 3.225.312 eleitores aptos a votar nas eleições de 2024, segundo a Justiça Eleitoral. Do total, 53% são mulheres (1.696.849 eleitoras) e 47% são homens (1.528.463 eleitores).
Os eleitores podem consultar seus locais de votação e sua situação eleitoral através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por Patos Online
Com informações do ClickPB