Em outubro, a campanha Outubro Rosa ganha força em toda a Paraíba, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e do colo do útero. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está oferecendo uma ampla gama de serviços de saúde voltados ao público feminino, intensificando as ações durante todo o mês.
Em Patos, cidade do sertão paraibano, haverá uma atenção especial para as mulheres com a oferta de 1.290 exames, entre mamografias e ultrassonografias mamárias. As mamografias serão realizadas no Hospital Janduhy Carneiro e na Maternidade Peregrino Filho, onde também serão disponibilizadas 30 consultas ginecológicas, 30 exames citológicos e 30 ultrassonografias mamárias.
Segundo Fátima Moraes, gerente operacional de Atenção Materno Infantil e Saúde da Mulher da SES, o objetivo é garantir que as mulheres da região realizem exames preventivos, como mamografias e Papanicolau, assegurando o diagnóstico precoce dessas doenças. "Queremos que as mulheres de 25 a 64 anos façam o exame preventivo do câncer de colo de útero, e a partir dos 40 anos, o exame de mamografia para o câncer de mama", explicou.
Além de Patos, o sertão paraibano também contará com a oferta de 30 ultrassonografias em Cajazeiras e 110 mamografias em Sousa. O esforço visa atender o maior número de mulheres e aumentar as chances de cura, que chegam a mais de 90% com a detecção precoce.