Locais Outubro Rosa
Hospital do Bem, anexo do Hospital Regional de Patos, vai disponibilizar 1.380 mamografias durante o Outubro Rosa; veja como agendar
Serão realizados 60 exames por dia, com agendamentos feitos pela Central de Regulação do Estado, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Normalmente, o hospital realiza cerca de 500 mamografias por mês, mas neste período, o número de exames será ampliado para atender a demanda.
08/10/2024 08h00 Atualizada há 2 meses
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com com Assessoria
Reprodução: Redes Sociais

No mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, está oferecendo 1.380 mamografias gratuitas para mulheres da 3ª Macrorregião de Saúde, que abrange 89 municípios. A ação, que faz parte da campanha do Outubro Rosa, tem como objetivo detectar a doença em fase inicial, aumentando as chances de cura e minimizando os impactos do câncer de mama.

Serão realizados 60 exames por dia, com agendamentos feitos pela Central de Regulação do Estado, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Normalmente, o hospital realiza cerca de 500 mamografias por mês, mas neste período, o número de exames será ampliado para atender a demanda. Caso alguma anomalia seja identificada, as pacientes serão encaminhadas para consultas com mastologistas no Hospital do Bem, unidade oncológica do complexo.

O diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes, destacou o compromisso do Governo da Paraíba com a saúde da população feminina. Ele enfatizou que, caso a meta de exames não seja atingida até o final de outubro, a oferta continuará em novembro. Segundo ele, a campanha reforça o cuidado preventivo voltado às mulheres, especialmente aquelas com histórico familiar de câncer de mama.

O mastologista Thiago Pereira Alencar, que atua no Hospital do Bem, ressalta a importância da mamografia, recomendada anualmente para mulheres acima de 40 anos, como a melhor ferramenta para a redução da mortalidade causada pela doença. Ana Rita Guedes, também mastologista, reforça o papel da campanha na detecção precoce.

A regulação dos exames será feita de forma organizada, com cada município recebendo uma quantidade de exames de acordo com suas necessidades. As marcações serão realizadas pela Central de Regulação Estadual, que informará as pacientes sobre os dias e horários dos seus exames.