Política Eleições 2024
Renovação na Câmara de Patos supera a casa de 35%, mas foi menos de metade da registrada em 2020
As derrotas de Nega Fofa (PSB), Ferré Maxixe (Republicanos), Sargento Patrian (MDB), Nandinho (PSB), Jamerson Ferreira (MDB) e Zé Gonçalves (PCdoB).
08/10/2024 17h00 Atualizada há 4 horas
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: reprodução

Seis vereadores da atual bancada de Patos não tiveram seus mandatos renovados para o período 2025-2028, nas eleições deste domingo, 6 de outubro, quando o eleitorado patoense escolheu os seus representantes. 

As derrotas de Nega Fofa (PSB), Ferré Maxixe (Republicanos), Sargento Patrian (MDB), Nandinho (PSB), Jamerson Ferreira (MDB) e Zé Gonçalves (PCdoB), consolidadas neste domingo, em Patos, proporcionaram a renovação de 35,29%, menos da metade registrada em 2020, quando 13 novos ocupantes foram eleitos, e a renovação foi de 76,47%.

Pelo lado da bancada governista, Nega Fofa terminou na primeira suplência do PSB, obtendo 896 votos. Já Ferré Maxixe recebeu 823 votos, ficando na terceira suplência do Republicanos, e Nandinho terminou na terceira suplência do PSB, alcançando 450 votos.

O estrago foi maior na bancada de oposição, com a derrota de três dos quatro opositores da atual bancada, casos de Zé Gonçalves, Jamerson Ferreira e Sargento Patrian.

Patrian terminou o pleito na primeira suplência do MDB, com 625 votos, enquanto Jamerson Ferreira ficou como quarto sulente do MDB, após haver obtido 299 votos.

Por último, Zé Gonçalves, que foi eleito em 2020 pelo PT, mas que disputou a reeleição pelo PCdoB, recebeu 374 votos e não alcançou êxito, além de não figurar na lista de suplentes, uma vez que a federação PT/PCdoB e PV, não elegeu nenhum representante para a próxima legislatura.