A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Projeto Amar, deu início nesta terça-feira (08) à primeira turma do curso de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). Voltada para médicos e enfermeiros da rede estadual e municipal de saúde, a capacitação tem como principal objetivo reduzir a mortalidade infantil na Paraíba.
O curso faz parte de uma série de ações voltadas para a melhoria dos serviços de saúde no estado, e Patos, na Paraíba, será uma das cidades beneficiadas, funcionando como um dos polos de formação da iniciativa.
Deborah Gomes, gerente de Aprimoramento da Rede de Atenção à Saúde do Projeto Amar, ressaltou a importância da qualificação profissional das equipes de saúde. "Com essa capacitação, esperamos ampliar a assistência e promover um melhor cenário do SUS em todo o estado", afirmou.
Com um investimento superior a R$ 2,5 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o curso AIDPI oferece 2.310 vagas, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS) e unidades hospitalares pediátricas.
As aulas serão semipresenciais e ocorrerão nas três macrorregiões de saúde, incluindo o polo de Patos. A certificação será emitida pela Faculdade Estácio de Sá, ao final do curso.
Essa estratégia, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, visa à capacitação de profissionais e reorganização dos serviços de saúde, reforçando a educação em saúde nas famílias e comunidades, especialmente voltada para crianças menores de cinco anos.