Policial Furto de energia
Operação da Energisa e Polícia Civil contra furto de energia em Patos resulta em prisão
A operação resultou em inspeções em diversos estabelecimentos comerciais e residenciais, além da condução de uma pessoa à delegacia para prestar esclarecimentos.
10/10/2024 11h43 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Assessoria
Foto: Divulgação/Energisa

Na manhã desta quinta-feira (10), a Energisa Paraíba, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma ação integrada de combate ao furto de energia elétrica nos bairros Jatobá, Belo Horizonte e Centro, em Patos, Sertão da Paraíba. A operação resultou em inspeções em diversos estabelecimentos comerciais e residenciais, além da condução de uma pessoa residente no Belo Horizonte, à delegacia para prestar esclarecimentos.

Até agosto de 2024, ações similares na região do Sertão paraibano recuperaram mais de 6 GWh de energia, suficiente para abastecer quase 4 mil residências por um ano. Esse resultado foi alcançado com o suporte da Polícia Civil, que efetuou mais de 28 prisões em casos de furto de energia na região.

Em âmbito estadual, foram identificados quase 17 mil casos de irregularidades no sistema de medição, principalmente causados por intervenções ilegais. A energia recuperada até agora seria suficiente para abastecer mais de 15 mil residências durante 12 meses, resultando em mais de 50 prisões no estado.

Danillo Lelis, gerente de serviços comerciais e combate a perdas da Energisa Paraíba, ressaltou a importância da parceria com a Polícia Civil no combate a essas práticas criminosas. “As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, gerando curtos-circuitos, oscilações e interrupções no fornecimento de energia, além de aumentar o risco de acidentes por choque elétrico", afirmou.

Quando identificadas fraudes, além da regularização do fornecimento, a Energisa realiza a cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade, conforme determina a Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O fornecimento de energia é imediatamente interrompido até que a situação seja regularizada para garantir a segurança de pessoas e bens.

A população pode denunciar irregularidades anonimamente por meio dos canais de atendimento da Energisa. A empresa reforça que a colaboração dos cidadãos é essencial para coibir essas práticas que afetam diretamente a qualidade e segurança do fornecimento de energia.

Canais de atendimento
Gisa: gisa.energisa.com.br
Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 083 0196

 

Por Patos Online
Com Assessoria/Energisa