Gerais Cultura
Acordes da Cultura Pombalense: a musicalidade que transforma. Por José Ronaldo Leite
Luizinho Barbosa e sua talentosa banda estão construindo pontes para a cidadania.
13/10/2024 06h00
Por: Felipe Vilar Fonte: José Ronaldo Leite
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Pombal, no coração do sertão, onde o sol brilha intensamente e a cultura popular pulsa vibrante, Luizinho Barbosa e sua talentosa banda, composta por Arimateia Formiga (sax soprano), Fernandinho Dantas (sanfona), Pedro Medeiros (violão), Lincoln David (bateria) e Elon Barbosa (voz e efeitos), estão construindo pontes para a cidadania. Através da arte e da educação, eles têm se empenhado em motivar a juventude de Pombal, levando a rica cultura local aos grandes palcos de outros estados.

A proposta musical do grupo é um verdadeiro resgate das tradições da região, ressaltando o cancioneiro dos Pontões, Congos e Reisado. As influências dessas manifestações culturais são entrelaçadas com canções autorais que refletem a identidade pombalense de Luizinho e Elon (seu filho). Em cada acorde e em cada letra, Luizinho Barbosa e sua banda juntamente com Elon Barbosa que hoje é um nome de peso na cena musical da Parnaíba, celebram as raízes do sertão, ao mesmo tempo, em que abrem espaço para a inovação e a expressão artística contemporânea dando espaços aos componentes dos grupos folclóricos tradicionais da terra de Celso Furtado, Leandro Gomes de Barros, e a lenda da Cabocla Maringá cantada nos versos de Joubeert de Carvalho.

O projeto não apenas valoriza a música local, mas também promove um sentimento de pertencimento entre os jovens. Com maestria, pai e filho mostram que a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social. Ao levar as vozes de Pombal para além das fronteiras regionais, Luizinho e sua banda estão contribuindo para que a cultura nordestina ganhe visibilidade no cenário nacional.

Assim, "Acordes da Cultura Pombalense" se torna um convite à reflexão sobre a importância da preservação cultural de Pombal no sertão da Paraíba e do engajamento da juventude na construção de um futuro mais consciente e conectado às suas raízes. Com um repertório que une tradição e modernidade, Luizinho Barbosa encantará logo mais um palco e uma plateia contagiante em Fortaleza–CE.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

 

Por José Ronaldo Leite