Um termômetro de rua no centro de Serra Grande, município localizado no Vale do Piancó, Sertão paraibano, registrou impressionantes 45°C na tarde deste sábado (12). A alta temperatura foi capturada em vídeo por um morador local, e o calor extremo tem sido motivo de preocupação para os residentes da cidade.
Em entrevista ao portal Diamante Online, um dos moradores comentou sobre a sensação térmica elevada. "Está dando para sentir mesmo, está muito quente e seco. A gente tem que ficar em casa no ventilador", relatou o residente, destacando a dificuldade de enfrentar o clima escaldante.
A elevação da temperatura faz parte do período mais seco do ano no Sertão paraibano, que se estende de agosto até fevereiro, caracterizado pela escassez de chuvas. As condições climáticas atuais também aumentam o risco de baixa umidade do ar e de incêndios florestais, colocando vários municípios em estado de alerta.
As autoridades locais recomendam que a população evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, mantenha-se hidratada e fique atenta às condições climáticas, especialmente em áreas de risco para incêndios.