Locais Ho
Hospital do Bem reúne pacientes, ex-pacientes e profissionais para debater importância da prevenção e das ações do Outubro Rosa
Como parte da campanha, o hospital disponibilizará 1.380 mamografias gratuitas durante o mês, direcionadas a mulheres da 3ª Macrorregião de Saúde. Serão 60 exames diários, agendados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Nos demais meses, a unidade realiza cerca de 500 exames.
17/10/2024 07h00 Atualizada há 1 mês
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com - Assessoria
Reprodução: Redes Sociais

Profissionais, pacientes e ex-pacientes do Hospital do Bem, unidade de Oncologia do Sertão em Patos, se reuniram nesta segunda-feira (14) para dar início às ações do Outubro Rosa. Durante o evento, a oncologista Lidiane Guimarães ministrou uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, e o diretor técnico Pedro Augusto, junto com o cirurgião oncológico Wostenildo Crispim, participou de uma roda de conversa com os presentes, reforçando a importância da prevenção.

Como parte da campanha, o hospital disponibilizará 1.380 mamografias gratuitas durante o mês, direcionadas a mulheres da 3ª Macrorregião de Saúde. Serão 60 exames diários, agendados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Nos demais meses, a unidade realiza cerca de 500 exames. Em casos de anomalias detectadas, as pacientes serão encaminhadas para consultas com mastologistas da instituição.

O evento também celebrou o aniversário de seis anos do Hospital do Bem, com direito a bolo temático e apresentação musical. O diretor geral Francisco Guedes destacou o impacto positivo do hospital na região, afirmando que a unidade proporciona atendimento e tratamento de qualidade para pacientes oncológicos do sertão, promovendo a regionalização da saúde.

Ex-paciente Verônica Urquiza deu um depoimento emocionado sobre o atendimento que recebeu durante o tratamento de câncer de mama. Ela elogiou a equipe e afirmou que o Hospital do Bem não deixa a desejar em relação a instituições privadas. Já o cirurgião Wostenildo Crispim destacou o atendimento humanizado e o comprometimento da equipe, que, segundo ele, é essencial para o sucesso no tratamento dos pacientes.

Sobre o Hospital do Bem - O Hospital tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para vários tipos de câncer, sendo os mais frequentes na região os de pele, próstata, mama e colo de útero.  A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender 12 pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, mamografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio-X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h. O hospital ainda realiza biopsias de colo uterino, mama, de ovário, de pele e prostática além de cirurgias oncológicas eletivas.