Um grupo de protetores de animais de Patos-PB relatou à redação do Patosonline.com neste sábado (19), um episódio preocupante ocorrido na noite desta sexta-feira (18). De acordo com o relato, os voluntários que alimentam cães de rua em sua vizinhança foram ameaçados de morte por um morador, após um dos cães acuarem uma pessoa que, segundo os protetores, havia provocado o animal.
Os protetores, que preferiram não revelar suas identidades por medo de represálias, explicaram que o cachorro em questão costuma reagir apenas a quem o agride. Ainda assim, a situação gerou revolta, e um familiar da pessoa envolvida chegou a confrontar os voluntários, dizendo que não mataria o cão, mas sim os protetores que o alimentam. Esta teria sido a segunda vez que o grupo enfrenta ameaças desse tipo.
"Estamos sendo expostos ao perigo por tentar ajudar animais que sofrem maus-tratos e abandono nas ruas. A situação está fora de controle, e em vez de resolver o problema dos animais de rua, as pessoas estão nos culpando por apenas tentar ajudá-los", desabafou uma das protetoras. O grupo destacou que o acúmulo de animais nas ruas é resultado da falha do poder público em garantir abrigo e cuidados para esses animais, e que os protetores não devem ser responsabilizados por tentarem minimizar o sofrimento dos cães.
Além de alimentar os animais, os voluntários afirmam que tentam sempre agir de forma pacífica, mas agora temem pela própria segurança. Eles pedem atenção das autoridades locais para garantir proteção e evitar que essa situação trágica possa se agravar.
O grupo de protetores também clama por soluções mais efetivas do poder público no controle e cuidado dos animais de rua, para que situações de violência e ameaças como essa não se repitam.
Por Patos Online