Locais Paraíba contra cânce
Paciente com câncer de bexiga recebe atendimento rápido pelo Programa Paraíba Contra o Câncer
Durante a teleconsulta, realizada na quinta-feira (17), estiveram presentes a médica Auxiliadora Pereira, a enfermeira Maria Vésper, o paciente e seu filho, enquanto Ana Raquel e a médica oncologista participaram de forma online.
26/10/2024 07h00 Atualizada há 4 semanas
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online com Assessoria
Reprodução: Redes Sociais

Um paciente de 60 anos diagnosticado com câncer de bexiga recebeu atendimento ágil no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), em João Pessoa, graças à integração com o Programa Paraíba Contra o Câncer. Em apenas 48 horas, ele foi localizado por busca ativa e atendido em uma teleconsulta com a oncologista Isley Leite Virgínio na Unidade de Saúde da Família Água Fria. Todo o processo foi coordenado pela enfermeira navegadora Ana Raquel Souza, que destacou a importância da rapidez no manejo clínico para garantir um tratamento eficaz.

Durante a teleconsulta, realizada na quinta-feira (17), estiveram presentes a médica Auxiliadora Pereira, a enfermeira Maria Vésper, o paciente e seu filho, enquanto Ana Raquel e a médica oncologista participaram de forma online. Foram solicitados exames e encaminhamentos para os setores de Oncologia Clínica e Urologia, com todas as requisições enviadas para a regulação estadual na sexta-feira (18). O paciente agora aguarda a realização dos exames para iniciar o tratamento.

O caso é um exemplo dos avanços trazidos pelo Programa Paraíba Contra o Câncer, que tem ampliado o acesso a cuidados oncológicos na rede estadual. Desde junho, o Hospital Edson Ramalho realizou mais de 200 atendimentos e 78 cirurgias oncológicas, consolidando-se como uma referência em agilidade e eficiência no atendimento. Segundo a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, a iniciativa é fundamental para garantir um tratamento de qualidade e salvar vidas na Paraíba.