Brasil Mais difícil
Governo Lula deixa financiamento de imóveis pela Caixa mais caro a partir de sexta-feira (01). Entenda
Dessa forma, em ambos os sistemas, o valor de entrada para a compra de um imóvel será bem maior do que no sistema atual
28/10/2024 22h30 Atualizada há 17 horas
Por: Marcos Oliveira Fonte: WSCOM
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal anunciou, em meados de outubro deste ano, que as regras para financiamentos de imóveis iriam sofrer algumas alterações. Essas alterações serão para os financiamentos que utilizam os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e começarão a valer a partir desta sexta-feira (1).

A tomada de decisão do banco foi justificada por dois fatores: o maior número de saques da caderneta de poupança e a crescente demanda por imóveis.

Entenda como será:

A primeira mudança será a implementação de um limite para o valor do empréstimo. Atualmente, não existe nenhum limite estipulado para os financiamentos, mas a partir da sexta-feira o valor de avaliação ou de compra e venda será limitado a R$ 1,5 milhão.

Além disso, o cliente que solicitar o financiamento habitacional não poderá ter outro ativo com a Caixa.

A mudança que mais impactará o bolso dos brasileiros será a das cotas de financiamento. No modelo atual, a cota admitida era de até 80% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Com a mudança, a cota máxima será de 70%.

O sistema Price também passará por mudanças. A cota que antes era de 70%, passará a ser de até 50%.

Dessa forma, em ambos os sistemas, o valor de entrada para a compra de um imóvel será bem maior do que no sistema atual.

Fonte: WSCOM