A Paraíba bateu o recorde em 2024 de reeleições de prefeitos. O estado apresentou um aproveitamento de 96%, reelegendo 107 dos 111 prefeitos que concorreram. O levantamento é do Portal MaisPB com informações da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP).
Dos prefeitos reeleitos, 105 venceram ainda no primeiro turno. João Pessoa e Campina Grande, os maiores colégios eleitorais da Paraíba, reelegeram os atuais prefeitos no segundo turno da Eleições 2024, neste domingo (27). De acordo com o presidente da Federação, George Coelho, as únicas cidades paraibanas em que os prefeitos não conseguiram se reeleger foram: Cuitegi, Lagoa de Dentro, Riacho dos Cavalos e Coremas.
Um levantamento da Folha de São Paulo, divulgado nesta segunda (28), revelou que a Paraíba foi o estado que mais reelegeu prefeitos no Brasil, considerando os estados com mais de cem postulantes à reeleição. Os dados da reportagem, no entanto, são diferentes dos informados pela Famup. A matéria aponta que 115 candidatos concorreram à reeleição na Paraíba e 108 foram reeleitos.
Em 2024, o Brasil alcançou o maior índice de reeleições de prefeitos dos últimos 20 anos, com pelo menos 80% dos candidatos garantindo a continuidade em seus cargos. Ao todo, 2.571 cidades tiveram seus prefeitos reeleitos, conforme levantamento da Folha de São Paulo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Antes de 2024, o último recorde de reeleições havia sido em 2008, quando 65% dos candidatos se reelegeram, totalizando 2.385 prefeituras.
Fonte: MaisPB