Locais Saúde da mulher
II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher em Patos destaca avanços e práticas intersetoriais na atenção à saúde feminina
Promovido pela Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu profissionais da saúde com o objetivo de qualificar a assistência à saúde feminina, com foco no tema “Os avanços no SUS com a assistência multidimensional e a sustentabilidade intersetorial”.
31/10/2024 08h00 Atualizada há 9 horas
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online Assessoria
Reprodução: Redes Sociais

O auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Patos foi palco do II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher, realizado nos dias 29 e 30 de outubro. Promovido pela Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu profissionais da saúde com o objetivo de qualificar a assistência à saúde feminina, com foco no tema “Os avanços no SUS com a assistência multidimensional e a sustentabilidade intersetorial”.

Com uma programação voltada para a ampliação de exames preventivos, campanhas de vacinação e o fortalecimento do acompanhamento pré-natal, o congresso abordou a importância de uma rede de apoio integrada e eficiente. A coordenadora de Saúde da Mulher de Patos, Marília Gabriela da Costa, destacou a necessidade de estruturação e interligação da rede de atendimento para alcançar uma assistência completa, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O segundo dia do evento, 30 de outubro, contou com minicursos e oficinas especializados em áreas específicas da saúde da mulher e da primeira infância. Entre as atividades, destacou-se o minicurso de “Saúde Mental no Pré-natal de Alto Risco”, ministrado pela psiquiatra Dra. Caliandra Vasconcelos, que abordou o acompanhamento especializado para gestantes em risco. A oficina de Arteterapia no Serviço Intersetorial, liderada pela psicopedagoga Kerllen Felícia e o pedagogo Vagner Veras, apresentou técnicas terapêuticas voltadas para mulheres em vulnerabilidade social. As assistentes sociais Rose Xavier e Djailma Maria conduziram um módulo sobre o acompanhamento psicossocial a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

O congresso também ofereceu um espaço intitulado “Lounge do Programa PAI”, onde a sustentabilidade da rede de apoio intersetorial foi debatida com a participação dos secretários municipais Leônidas Medeiros, Helena Wanderley e Adriana Carneiro. A coordenadora de Saúde da Mulher, Marília Gabriela, destacou a importância de promover uma rede conectada para que as necessidades da população feminina sejam atendidas de forma completa e multidimensional.

Finalizando o evento, o Dr. Jeann Santiago ministrou uma palestra sobre “Assistência à Mulher nas Doenças Cardiovasculares”, reforçando a importância de uma abordagem integral e preventiva na saúde feminina.

O II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher deixou um legado de conhecimentos e práticas que prometem fortalecer as políticas públicas e os serviços voltados à saúde feminina, promovendo avanços intersetoriais e uma rede de apoio mais robusta e sustentável.

Por Secom
Com informações Hélio Barbosa