Nesta sexta-feira (1º), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, publicou uma portaria que altera a composição do Conselho Nacional de Segurança Pública (CNSP). As modificações incluem ajustes nas representações do Ministério da Defesa, do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e dos agentes de trânsito, e já estão em vigor.
As mudanças na representação do Ministério da Defesa envolvem a substituição do titular anterior, coronel aviador Gilson Antonio da Silva Sobral, pelo vice-almirante José Cláudio Oliveira Macedo. O coronel Sobral agora ocupa a posição de suplente. No Consesp, Ualame Machado, secretário de Segurança Pública do Pará, foi substituído pelo secretário Francisco Canindé de Araújo da Silva, do Rio Grande do Norte, mas apenas na suplência.
Outra novidade foi a inclusão de representantes dos agentes de trânsito, até então sem nomeações no CNSP. Antônio Coelho Meireles Neto, presidente da Associação Nacional dos Agentes de Trânsito (AGT-Brasil), foi nomeado como titular, e Hugle Carneiro Ivo Dias, vice-presidente da AGT-Brasil, como suplente.
Além da presidência da AGT-Brasil, Antônio Coelho é servidor efetivo da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTrans), onde já ocupou também o núcleo de educação para o trânsito.
Essas mudanças foram feitas antes do fim do mandato original dos membros, que se iniciaram em 2023 e tinham previsão para durar até 2025. O Conselho Nacional de Segurança Pública, instituído por lei em 2018, é uma peça fundamental do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), com o objetivo de fortalecer a integração das forças de segurança no país. O órgão também é responsável por propor e coordenar grupos de trabalho voltados para a formulação de políticas públicas e a realização de estudos e diagnósticos na área de segurança.
As recentes alterações refletem um esforço contínuo do Ministério da Justiça em aprimorar a atuação do CNSP, garantindo maior alinhamento com as necessidades de segurança pública e a formulação de estratégias conjuntas para enfrentamento da violência e criminalidade.
Por Patos Online
Com CNN Brasil