Política Investimentos
João Azevêdo anuncia construção de Centro de Ciências do Espaço no Vale do Piancó, em parceria com Universidade Chinesa
O novo centro será construído próximo ao radiotelescópio Bingo, em instalação no município de Aguiar, no Sertão paraibano.
05/11/2024 09h00 Atualizada há 10 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com MaisPB
Foto: reprodução

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou nesta segunda-feira (4) a criação do Centro de Ciências do Espaço na Paraíba, que será executado em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Yangzhou, da China. A iniciativa visa promover estudos e capacitar estudantes para o setor espacial, fortalecendo a formação de mão de obra qualificada no estado.

“Esse centro vai promover estudos e formação de nossa base estudantil nessa área, com a colaboração da Universidade de Yangzhou e o apoio do seu Departamento de Ciência e Tecnologia, possibilitando uma qualificação importante para o estado,” afirmou o governador.

O novo centro será construído próximo ao radiotelescópio Bingo, em instalação no município de Aguiar, no Sertão paraibano. Em entrevista ao programa Conversa com Governador, João Azevêdo destacou a importância da localização estratégica do projeto, explicando que a proximidade com o radiotelescópio permitirá o desenvolvimento de estudos científicos avançados e aproveitará os recursos gerados pelo projeto Bingo.

O projeto Bingo, que busca investigar a estrutura do universo e monitorar ondas gravitacionais, já obteve um investimento total de cerca de R$ 35 milhões, provenientes de fontes como o governo de São Paulo (Fapesp), o governo federal (MCTI/FINEP) e a China. O governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), já investiu R$ 13 milhões no projeto.

A construção do Centro de Ciências do Espaço representa um marco para a Paraíba no campo científico, consolidando o estado como um polo de inovação e pesquisa espacial no Brasil.

Por Patos Online
Com informações do MaisPB