Política Câmara Federal
Psol é um dos poucos partidos a rejeitar o nome de Hugo Motta para presidente da Câmara Federal
No entanto, Hugo Motta (Republicanos-PB) amplia apoio e se aproxima da presidência da Câmara Federal
06/11/2024 20h30 Atualizada há 14 horas
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Foto reprodução

O deputado federal Hugo Motta, do partido Republicanos e natural de Patos, Paraíba, avança na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, somando apoios significativos de bancadas. Nesta quarta-feira (6), as lideranças do Solidariedade, do Partido Republicano da Democracia (PRD) e da Rede Sustentabilidade formalizaram seu apoio à candidatura do paraibano para o comando da Casa pelos próximos dois anos.

Até o momento, Motta garantiu o respaldo de 14 das 20 legendas com representação na Câmara, consolidando uma ampla base de apoio. Com essa aliança, ele já acumula mais do que os 257 votos necessários para vencer a eleição, somando aproximadamente 385 parlamentares comprometidos com sua candidatura.

Entre os apoios mais recentes, estão as bancadas do Solidariedade e da Rede, que somam 10 parlamentares. Até poucas semanas, esses partidos mostravam inclinação por Elmar Nascimento (União-BA), também postulante ao cargo. A Rede possui um único representante e atua nacionalmente em federação com o PSOL, que, no entanto, sinalizou recentemente rejeição ao nome de Motta e ainda não definiu uma posição oficial sobre a disputa.

A presidência da Câmara é uma posição estratégica e, ao que tudo indica, Hugo Motta tem se beneficiado de sua habilidade de articulação e de sua relação com diversas legendas para fortalecer sua posição. O desfecho da disputa está cada vez mais próximo, com a expectativa de que Motta possa assegurar o posto na eleição interna da Casa, caso mantenha o número de aliados.

Patosonline.com 

Texto produzido com base em informações divulgadas pelo maispb