Locais Geração de emprego
Com quase 14 mil empregos formais, Patos lidera geração de emprego e renda no Sertão da Paraíba
A Capital do Sertão possui 13.831 empregos com carteira assinada, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de setembro deste ano.
08/11/2024 16h00 Atualizada há 2 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Foto: divulgação

Patos se destaca no Sertão da Paraíba com uma diferença significativa na geração de empregos formais em comparação com outras cidades da região. A Capital do Sertão possui 13.831 empregos com carteira assinada, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de setembro deste ano, o que representa uma vantagem de mais de 4.639 postos de trabalho em relação a Cajazeiras, que tem 9.192 trabalhadores com carteira assinada, e 4.762 a mais que Sousa, que contabiliza 9.069 empregos formais.

Esses números não apenas confirmam a liderança de Patos no mercado de trabalho formal da região, como também reforçam seu papel como principal centro econômico da região, mantendo uma participação de 2,70% nos empregos formais do estado contra percentuais de 1,78% em Cajazeiras e 1,77% em Sousa.

A indústria é um dos setores que mais se destacam na geração de empregos formais em Patos. Conforme o levantamento divulgado em 2022 pelo Observatório da Indústria/FIEP, o município é o mais industrializado da região, com 302 indústrias, à frente de municípios como Sousa, que possui 203 indústrias (uma diferença de aproximadamente 100).

Fonte: Secom - Prefeitura de Patos