No início da tarde desta segunda-feira, 11 de novembro, o Patosonline.com conversou com a delegada Dra. Silvia Alencar, que forneceu mais detalhes sobre o incêndio ocorrido em uma residência na tarde de ontem (10), no bairro Dona Milindra, zona oeste de Patos, que resultou na morte de Francinaldo Ferreira Rodrigues, de 38 anos, e José Lucas Cordeiro Soares, de 20 anos.
A delegada explicou que estava de plantão na Central de Flagrantes e recebeu a ocorrência através da Polícia Militar, após dois homens darem entrada no Complexo Hospitalar Regional de Patos com graves queimaduras.
Após as primeiras diligências da PM, a Polícia Civil foi informada de que os dois homens mantinham um relacionamento homoafetivo. No entanto, o jovem José Lucas teria manifestado o desejo de terminar o relacionamento. Inconformado com a tentativa de término, Francinaldo supostamente comprou combustível, trancou o jovem em um quarto da residência e o sedou com comprimidos. Em seguida, ateou fogo no corpo de José Lucas usando gasolina. No quarto, havia objetos eletrônicos, como um computador e um aparelho de ar-condicionado, que também pegaram fogo.
"Um deles não desejava mais continuar com a relação e pediu para terminar, mas o outro não se conformou. Então, ele comprou combustível, trancou o mais jovem no quarto, o dopou com alguns comprimidos e parece que ateou fogo em seu corpo usando gasolina. Havia alguns objetos eletrônicos no quarto, como um computador e um aparelho de ar-condicionado, pois a vítima gostava de jogar na internet, e esses aparelhos também acabaram incendiados", explicou a Dra. Silvia Alencar.
Segundo a delegada, o irmão de José Lucas, que mora ao lado, ouviu o som de uma explosão e viu fumaça saindo da residência. Ele pulou o muro, arrombou a porta, que estava trancada com um sofá bloqueando a entrada, e, ao entrar no quarto, encontrou seu irmão gravemente ferido, retirando-o da casa. Francinaldo ainda conseguiu sair andando, mas com a pele se desprendendo do corpo.
Ouça mais detalhes abaixo:
Loading...
O Corpo de Bombeiros não foi acionado pelos moradores; ambos os homens foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no local e levados para o Complexo Hospitalar Regional. Devido à gravidade, ambos foram transferidos para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde faleceram.
A médica cirurgiã plástica Isis Lacerda explicou que os pacientes deram entrada na unidade por volta das 21h deste domingo (10), transferidos pelo SAMU. Eles apresentavam queimaduras muito graves em ambiente fechado, com mais de 50% da área corporal queimada, além de danos às vias aéreas por inalação de fumaça.
As duas vítimas já estavam intubadas ao chegar ao hospital e passaram por procedimentos médicos de emergência, mas não resistiram. José Lucas apresentava 65% do corpo queimado e faleceu por volta das 00h32 desta segunda-feira (11), na Área Vermelha, enquanto Francinaldo teve 55% da área corporal afetada e foi a óbito às 23h50 do domingo (10), na UTI Laranja.
Por Felipe Vilar - Patos Online