Esportes Nordestão
CBF vai divulgar os calendários da Copa do Nordeste e Copa Verde na próxima semana
Entidade confirma edição dos regionais, que devem ter os mesmos formatos de 2024; confira os times que estão garantidos nas duas competições
15/11/2024 21h55
Por: Felipe Vilar Fonte: ge PB
Foto: Arte: Cisco Nobre/ge

A CBF promete divulgar na próxima semana os calendários das duas competições regionais que promove: a Copa do Nordeste e a Copa Verde. A entidade também aproveitou para encerrar a polêmica de que as disputas poderiam ser suprimidas da próxima temporada em virtude do calendário apertado com o Super Mundial.

Nos bastidores, o blog Nordestino de Coração apurou que o próprio presidente Ednaldo Rodrigues já deixou claro que é um compromisso dele com os clubes a manutenção das competições regionais. Na última terça-feira, ao revelar o calendário para 2025, a CBF não incluiu as copas do Nordeste e Verde, o que suscitou alguma dúvida se seriam canceladas.

O que aconteceu é que a CBF vai divulgar um calendário específico para as disputas regionais, separado dos estaduais e das competições nacionais. Mas as duas (Copa do Nordeste e Copa Verde) estão mantidas e continuam dando ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil - disse um interlocutor do presidente Ednaldo Rodrigues.

Outro ponto praticamente garantido pela CBF é a manutenção dos regulamentos. Assim, a Copa do Nordeste terá o formato que está em vigor desde 2019: dois grupos de oito, com os times de uma chave enfrentando os da outra na primeira fase; quartas e semifinais em jogos únicos, e a final em partidas de ida e volta. Quatro times serão conhecidos em duas fases preliminares.

Já a Copa Verde deve ser toda disputada em jogos eliminatórios, com uma fase preliminar (em jogos apenas de ida) e mata-mata a partir das oitavas de final, com a entrada dos principais clubes das regiões Norte e Centro-Oeste.

Copa do Nordeste

A princípio, a CBF só reservou três datas para a Copa do Nordeste - 22 de janeiro, e ainda 5 e 12 de fevereiro. O blog Nordestino de Coração trouxe algumas possibilidades estudadas pela CBF.

Datas da Copa do Brasil: são quatro datas reservadas para as duas primeiras fases, que são de jogos únicos. A ideia da CBF é distribuir os clubes e abrir mais duas rodadas para a Copa do Nordeste.

Datas Fifa: aproveitar os dias 19 e 23 de março, reservados para a Seleção Brasileira, para mais duas rodadas da Copa do Nordeste.

Com a manutenção do formato garantido pela CBF, a Copa do Nordeste ainda precisaria de cinco datas. A entidade deve encontrar essas datas após os estaduais, que têm previsão de término no dia 26 de março. Assim, a reta final do Nordestão seria disputada simultaneamente ao Campeonato Brasileiro.

A fase preliminar da Copa do Nordeste terá a participação de 16 times, que vão se enfrentar duelos eliminatórios e em jogo único - na casa do time melhor classificado no ranking da CBF, a saber.

Confrontos previstos na pré-Copa do Nordeste:

CSA x Barcelona de Ilhéus

ABC x Santa Cruz-RN

Ferroviário x Maracanã

Botafogo-PB x Maranhão

Retrô x Treze

Juazeirense x ASA

Santa Cruz x Fluminense-PI

Moto Club x Sergipe

Os vencedores passam por uma nova fase eliminatória, novamente reagrupados de acordo com o ranking da CBF, valendo vaga na fase de grupos.

Já estão garantidos na competição os seguintes times:

Altos (campeão piauiense)

América-RN (campeão potiguar)

Ceará (campeão cearense)

Confiança (campeão sergipano)

CRB (campeão alagoano)

Sousa (campeão paraibano)

Sport (campeão pernambucano)

Vitória (campeão baiano)

Sampaio Corrêa (campeão maranhense)

Bahia (via ranking da CBF)

Fortaleza (ranking da CBF)

Náutico (via ranking da CBF)

Copa Verde

Em relação à Copa Verde, havia um grande movimento para que o formato pudesse ser alterado, que garantiria mais jogos para cada clube. No entanto, a CBF deve confirmar (por pelo menos mais um ano) o regulamento com jogos eliminatórios desde o início da competição. Dessa forma, 16 times jogam a fase preliminar, e os vencedores se juntam a oito times previamente classificados de acordo com o ranking da CBF.

Quem está na disputa:

Acre: Independência e Humaitá

Amapá: Trem

Amazonas: Manaus e Amazonas

Distrito Federal: Ceilândia, Capital-DF e Brasiliense (via ranking CBF)

Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN

Goiás: Atlético-GO, Vila Nova, Goiás (via ranking CBF) e Aparecidense (via ranking CBF)

Mato Grosso: Cuiabá, União Rondonópolis e Luverdense (via ranking CBF)

Mato Grosso do Sul: Operário-MS

Pará: Paysandu e Remo

Rondônia: Porto Velho

Roraima: GAS

Tocantins: União-TO e Tocantinópolis

Como foi em 2024

O Fortaleza ganhou a Copa do Nordeste depois de vencer o CRB na disputa por pênaltis. O Laion venceu o jogo de ida por 2 a 0, mas viu os alagoanos devolverem o resultado na partida em Maceió. Nas penalidades, o Tricolor fez 5 a 4.

Na Copa Verde, o campeão foi o Paysandu, que atropelou o Vila Nova com um incrível 10 a 0 no placar agregado - 6 a 0 em Belém e 4 a 0 em Goiânia.

Fortaleza e Paysandu se garantiram na terceira fase da Copa do Brasil de 2025.