O comércio de Patos poderá abrir normalmente durante o feriado nacional desta quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a mais nova data do calendário nacional.
A data não está entre os feriados com parada obrigatória, como o 1º de janeiro, a segunda-feira de Carnaval, o Dia do Comerciário e o Natal (25 de dezembro). Assim, as empresas do setor de comércio e serviços da cidade podem funcionar, desde que paguem uma gratificação de R$ 60,00 aos funcionários convocados para o trabalho e concedam uma folga remunerada em até 30 dias após o feriado.
Como em anos anteriores, a tendência é que a maior parte das empresas que optem pela abertura sejam de grande porte ou prestadoras de serviços essenciais.
Já os mercados Juvino Lilioso e Darcílio Wanderley estarão fechados na quarta-feira (20), reabrindo normalmente na quinta-feira, 21 de novembro. O mesmo ocorrerá com a feira livre de Patos.
O ano de 2024 marca o primeiro em que o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é reconhecido como feriado nacional. Embora já fosse feriado em alguns estados e municípios, a data tornou-se feriado nacional após a sanção da Lei nº 14.759, de 21 de dezembro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.