A partir do dia 25 de novembro, a população de Patos e região que possui renda familiar de até dois mil reais poderá contar com um importante serviço gratuito no Núcleo de Práticas Jurídicas (Prajur) do Unifip.
Graças a um termo de cooperação técnica assinado com a Defensoria Pública da União (DPU), o Prajur passará a receber e encaminhar demandas judiciais que sejam de competência da Justiça Federal.
Entre as ações contempladas estão:
• Aposentadoria e outros benefícios previdenciários;
• Benefício de Prestação Continuada (BPC);
• Demandas relacionadas ao INSS;
• Ações por medicamentos e tratamentos de saúde;
• Questões ligadas à Caixa Econômica Federal e ao programa Minha Casa Minha Vida.
O objetivo dessa parceria é facilitar o acesso à Justiça para quem mais precisa. Os assistidos poderão procurar o Prajur, localizado no Unifip, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, levando a documentação necessária para que o sistema da Defensoria seja acessado e as informações sejam encaminhadas aos defensores públicos da União. A partir disso, os defensores analisam o caso e dão início às ações.
Além do impacto social, a parceria representa um avanço na formação dos alunos do curso de Direito do Unifip. Estagiando diretamente na DPU, eles terão a oportunidade de vivenciar a prática jurídica, redigir petições e acompanhar os casos, integrando teoria e prática com alto impacto social.
• Prajur (Unifip): Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
• Defensoria Pública da União: Para quem preferir, é possível ir diretamente à DPU, que também está preparada para atender as demandas oriundas do Prajur.
Essa parceria é mais um compromisso do Unifip com a educação de qualidade e a promoção de justiça e cidadania, fortalecendo seu papel como agente transformador na sociedade.
Gerência de Marketing, Comunicação e Eventos
Centro Universitário - UNIFIP