A mãe da paciente Maria Ysys Laurentino de Souza, residente em Patos, denunciou nesta segunda-feira (18) a negativa de transporte por parte da Secretaria de Saúde para acompanhar atendimentos médicos agendados em Campina Grande e João Pessoa. A paciente, que possui paralisia cerebral, microcefalia, bexiga neurogênica, luxação bilateral de quadris e escoliose neuromuscular, e faz acompanhamento para fisioterapia motora e respiratória, além de pré-operatório, tinha consultas marcadas para esta terça-feira (19).
Segundo a denúncia, o primeiro atendimento seria em Campina Grande às 8h30, enquanto o segundo estava agendado para João Pessoa às 13h30. No entanto, ao solicitar o transporte na manhã de segunda, a mãe relatou que o pedido foi negado, sendo informada de que não haveria como ter o deslocamento entre as duas cidades.
Diante da negativa, a mãe buscou apoio do Conselho Tutelar, que cedeu um veículo para realizar os deslocamentos necessários e garantir que a paciente recebesse os cuidados médicos.
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que, em resposta à situação, emitiu uma nota explicando que o transporte foi disponibilizado para o atendimento em Campina Grande, mas destacou a inviabilidade de realizar deslocamentos para duas cidades distintas no mesmo dia.
A nota informou ainda que a Secretaria orientou a acompanhante da paciente a reagendar um dos atendimentos, evitando conflito de horários e assegurando a disponibilidade de transporte para ambos. Segundo a Secretaria, a orientação segue as normas do serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que não permite o atendimento simultâneo para deslocamentos em cidades diferentes.
Confira a nota na íntegra:
Nota Informativa
Em 19 de novembro, a acompanhante da paciente Maria Ysys solicitou o serviço de transporte para a realização de consultas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, ambas agendadas para o mesmo dia.
Diante dessa solicitação, o transporte foi disponibilizado para a cidade de Campina Grande, uma vez que não é viável realizar deslocamentos simultâneos para atendimentos em cidades distintas no mesmo dia.
Após a solicitação, a Secretaria de Saúde orientou a acompanhante a reagendar uma das consultas para outra data, a fim de evitar o conflito de horários e garantir a disponibilidade do transporte para ambos os atendimentos, conforme previsto no procedimento adotado pelo setor de Transporte do TFD.
No entanto, a acompanhante não concordou com a explicação sobre a impossibilidade de disponibilizar o transporte para duas consultas em cidades diferentes no mesmo dia. Ressaltamos que essa é uma norma estabelecida para o serviço de TFD e tem sido aplicada de forma consistente e dentro da normalidade.
A Secretaria de Saúde continua à disposição para prestar o suporte necessário, sempre de acordo com as diretrizes e normas do serviço de Transporte para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde de Patos
Setor de Transporte
Por Patos Online