O Corinthians sofreu, mas fez o "dever de casa" e venceu o Cruzeiro em uma verdadeira decisão para seguir sonhando com uma vaga na edição 2025 da CONMEBOL Libertadores. Empurrado por 46 mil torcedores e sob forte sol em São Paulo, a equipe do técnico Ramón Díaz triunfou por 2 a 1 diante de um rival praticamente reserva.
Memphis Depay e Yuri Alberto marcaram para os donos da casa, enquanto Kaiki descontou para os visitantes.
Mesmo com todo o elenco em São Paulo antes do embarque para a grande final da CONMEBOL Sul-Americana, Fernando Diniz deixou o goleiro Cássio fora até do banco de reservas e adiu o reencontro em campo entre o Timão e o ídolo.
Mesmo com o forte sol na Zona Leste de São Paulo, o time de Ramón Díaz começou o duelo em velocidade máxima e pressionando a defesa celeste desde o primeiro minuto.
O resultado foi a tomada de vantagem no placar de forma relâmpago.
Depois de desperdiçar chance clara com Matheuzinho, com Zé Ivaldo salvando a Raposa em cima da linha, o Corinthians conseguiu abrir o placar com Memphis Depay aos 10 minutos de jogo em um golaço.
O 2º saiu pouco depois, aos 15. Passe de André Ramalho na entrada da área e chute forte de Yuri Alberto, que desviou na zaga e matou o goleiro Anderson.
O Cruzeiro acordou na partida depois de uma forte bronca do técnico Fernando Diniz na pausa para hidratação e descontou com o lateral Kaiki, que chutou de longe e também contou com desvio na defesa para surpreender Hugo Souza.
Com as duas equipes sofrendo ainda mais com o calor do meio-dia no segundo tempo e os erros de passe cada vez mais constantes, o ritmo de jogo caiu.
E com ele as chances de gol de ambos os lados.
Com a manutenção do placar do primeiro tempo, os corintianos comemoram a arrancada na reta final da temporada, enquanto os cruzeirenses esfregam as mãos com a chance de um outro título.
Encerrado o compromisso pelo Brasileirão, o Cruzeiro volta agora as atenções à grande final da CONMEBOL Sul-Americana.
O elenco embarca rumo a Assunção, no Paraguai, onde enfrentará no sábado (23) o Racing (ARG). A partida, que terá bola rolando às 17h (de Brasília), será atração com transmissão ao vivo do Disney+.
Corinthians: 9º colocado, com 44 pontos
Cruzeiro: 7° colocado, com 47 pontos
Vasco (C) - 24/11, às 16h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Criciúma (F) - 30/11, às 19h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Bahia (C) - 04/12, (horário a confirmar) - Campeonato Brasileiro
Racing (N) - 23/11, às 17h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana - FINAL
Grêmio (C) - 27/11, às 21h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Red Bull Bragantino (C) - 1°/12, às 18h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Fonte: ESPN