Política SUSPENSO
Após governo Lula suspender Operação Carro-Pipa na Paraíba, prefeituras acionam bancada federal; 70 municípios estão sem água
Suspensão da Operação Carro-Pipa deixa 70 municípios da Paraíba sem abastecimento de água
22/11/2024 20h00
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline com MaisPB
Foto: reprodução

A Operação Carro-Pipa, que garante o fornecimento de água para comunidades de 70 municípios da Paraíba, foi oficialmente suspensa. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22) pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército e direcionado aos coordenadores da Defesa Civil.

De acordo com o comunicado, a paralisação ocorre devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. “Informo a Vossa Senhoria que a Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido à falta de descentralização de recursos financeiros. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro, não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”, diz o aviso.

Impactos e reações

O coordenador da Defesa Civil de Junco do Seridó, Gerônio Neto, afirmou que prefeitos e gestores locais já começaram a mobilizar parlamentares para buscar soluções imediatas. Ele destacou que a suspensão ocorre em um período crítico, quando a elevação das temperaturas aumenta a necessidade de acesso à água.

“A interrupção da operação em um momento de calor intenso pode ter consequências graves para as populações que dependem exclusivamente desse abastecimento”, ressaltou Gerônio.

Uma crise anunciada?

A suspensão da operação reacende o debate sobre a segurança hídrica no semiárido paraibano. Com comunidades inteiras dependendo do abastecimento realizado pelos pipeiros, a paralisação ameaça a saúde e o bem-estar de milhares de famílias.

Lideranças locais esperam que uma solução seja apresentada rapidamente para evitar o agravamento da crise. A Operação Carro-Pipa é uma das principais ações de enfrentamento aos efeitos da seca e sua interrupção pode trazer impactos significativos.

O Patosonline.com continuará acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e as negociações em busca de uma solução para o problema.

Por Patos Online
Com informações de Wallison Bezerra/MaisPB