Política Mães solo
Nova lei na Paraíba garante prioridade a mães solo em programas sociais e escolas públicas
Publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do Estado (DOE), a medida visa promover a inclusão social e educacional de famílias lideradas por mulheres, garantindo mais autonomia e igualdade de oportunidades.
24/11/2024 09h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com MaisPB
Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará

O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou uma nova lei que assegura prioridade no acesso a programas sociais estaduais para mães solo com filhos menores de 18 anos. Publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do Estado (DOE), a medida visa promover a inclusão social e educacional de famílias lideradas por mulheres, garantindo mais autonomia e igualdade de oportunidades.

Principais pontos da lei

  1. Prioridade em programas sociais:

    • Mães solo que são as únicas provedoras de seus filhos terão preferência no acesso a iniciativas estaduais de apoio econômico e social.
  2. Facilidade em matrículas e transferências escolares:

    • A lei também dá prioridade às mães solo para matricular ou transferir seus filhos menores para escolas da rede pública estadual.
  3. Documentação necessária:

    • Para usufruir dos benefícios, é necessário apresentar a certidão de nascimento dos filhos no momento da inscrição nos programas ou no ato de matrícula/transferência.

 

Proposta pelo deputado e atual secretário de educação Wilson Filho (Republicanos), a legislação busca fortalecer as políticas públicas voltadas às famílias monoparentais e contribuir para a independência econômica e inclusão social das mães solo na Paraíba.

 

Por Patos Online
Com informações do MaisPB