Esportes Campeonato Paraibano
Sousa é o time que mais viajará durante o Paraibano 2025; Treze é o último do ranking
Com a tabela básica do estadual em mãos, o ge Paraíba pegou o mapa do estado e fez as contas para saber quanto que cada integrante da elite vai percorrer na primeira fase do Paraibano 2025
02/12/2024 11h55
Por: Felipe Vilar Fonte: ge PB
Foto: Divulgação/Sousa EC

Na última semana a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) divulgou a tabela básica do Campeonato Paraibano de 2025. Com isso, os clubes integrantes da 1ª divisão do estadual souberam, além dos seus adversários, o quanto que irão ter que viajar para cumprir seus compromissos na luta pelo título. De acordo com a apuração do ge, o atual campeão, o Sousa, é o time que mais vai pegar a estrada, enquanto que o Treze deve ser o time com menos quilometros rodados na primeira fase.

De acordo com a tabela básica do estadual, o Sousa, apesar de fazer a maioria dos jogos em casa, terá que viajar o maior número de quilômetros na primeira fase do estadual. É que o Dinossauro jogará duas vezes em Campina Grande (contra Picuiense e Treze), uma em João Pessoa (contra o Auto Esporte-PB) e outra em Patos (contra o Esporte de Patos).

A soma desse deslocamento a partir da Cidade Sorriso dá um total de 1174km que o Dino deve percorrer apenas na primeira fase do Campeonato Paraibano do ano que vem. Ao todo, serão 14h dentro do recém adquirido "Dinomóvel".

Se o Sousa vai acumular um número considerável de milhas, o Treze, por outro lado, não vai ter que se preocupar muito com a rodagem do seu ônibus. É que graças ao fato do Amigão receber as partidas de Campinense, Serra Branca e Picuiense, o Galo jogará sete dos seus nove jogos na primeira fase em Campina Grande.

Muito por isso o Alvinegro do Bairro do São José só fará duas viagens na primeira fase do estadual: para Sousa, onde deve enfrentar o Pombal, e para Patos, onde medirá forças com o Nacional de Patos. Ou seja, o Treze percorrerá, ao todo, 483km na fase de classificação do paraibano no ano que vem, o que representa cerca de 5h40m de viagem, sendo o time que deve se deslocar menos entre os componentes da elite.

Ranking dos mais "viajados" do Paraibano 2025*

  1. Sousa: 1174 km / 14h00 na estrada
  2. Pombal: 1041 km / 12h20 na estrada
  3. Esporte de Patos: 971 km / 11h20 na estrada
  4. Auto Esporte-PB: 866 km / 10h10 na estrada
  5. Botafogo-PB: 861 km / 10h05 na estrada
  6. Nacional de Patos: 666 km / 7h50 na estrada
  7. Campinense: 616 km / 7h20 na estrada
  8. Serra Branca: 616km / 7h20 na estrada
  9. Picuiense: 614 km / 7h18 na estrada
  10. Treze: 483 km / 5h50 na estrada

A 115ª edição do Campeonato Paraibano começará em 11 de janeiro, a tendência é que as finais aconteçam nos dois últimos sábados do mês de março.

*Os números representam apenas os trajetos de ida dos clubes partindo das suas sedes até as cidades dos adversários e considera apenas os jogos do estadual, haja vista que o Sousa disputará em paralelo ao Paraibano a Copa do Nordeste, cenário que também pode acontecer com Botafogo-PB e Treze caso avancem à fase de grupos da competição.