A Secretaria de Segurança Pública da Paraíba anunciou, nesta terça-feira (3), a assinatura do contrato para a aquisição de 500 câmeras corporais destinadas à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran. Os equipamentos, que deverão chegar dentro de 60 a 90 dias, representam um avanço significativo para a transparência e eficiência das ações das forças de segurança no estado.
De acordo com o secretário de Segurança, Jean Nunes, após a chegada dos dispositivos, será realizado um processo de capacitação para que os agentes estejam aptos a utilizá-los adequadamente. As câmeras serão distribuídas conforme as demandas específicas de cada força de segurança.
"Elas serão distribuídas dentro das demandas que as Forças apresentarem. Esse é um passo importante para reforçar a transparência e aumentar a credibilidade das nossas operações", destacou Nunes.
Durante a entrega de uma nova frota de veículos para a Segurança Pública, o governador João Azevêdo (PSB) reafirmou o compromisso do estado em ampliar o uso das câmeras corporais.
"A tendência é que todos os policiais tenham câmeras gravando durante as ações. Isso é essencial para garantir a proteção tanto dos agentes quanto da população", afirmou o governador.
A aquisição das câmeras na Paraíba ocorre paralelamente à iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que está avaliando propostas de 14 estados para a compra de equipamentos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A Paraíba está entre os estados que enviaram propostas, concorrendo a uma das seis vagas que receberão financiamento federal.
Caso a proposta seja aceita, o estado poderá aumentar ainda mais a quantidade de câmeras e expandir o alcance do projeto, consolidando a Paraíba como referência em modernização e transparência na segurança pública.
Por Patos Online
Com informações do Blog Wallison Bezerra