Regional Abandono?
Barragem Capoeira, em Santa Terezinha, enfrenta situação crítica com formigueiros, buracos no balde e comportas abertas há 120 dias
Atualmente, a barragem opera com apenas 16% de sua capacidade total. Além disso, a comporta está aberta há 120 dias, desperdiçando água.
06/12/2024 20h00 Atualizada há 5 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Blog do Jordan Bezerra
Foto: Blog do Jordan Bezerra

A Barragem Capoeira, localizada na zona rural de Santa Terezinha, Região Metropolitana de Patos, encontra-se em estado de abandono, com problemas estruturais que preocupam os moradores da região. Durante o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM em Patos, apresentado nesta sexta-feira (6) por Isaías Nóbrega, foi relatado que a estrutura apresenta vegetação acumulada, buracos nas paredes, erosões e formigueiros.

Com a proximidade do período de chuvas intensas no Sertão, previsto para janeiro, o risco diante das crateras preocupa os moradores locais. A situação é ainda mais alarmante, considerando que a barragem abastece as cidades de Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim.

Crateras presentes na parede do manancial - Foto: Blog do Jordan Bezerra

 

Atualmente, a barragem opera com apenas 16% de sua capacidade total. Além disso, a comporta está aberta há 120 dias, desperdiçando água. O estado crítico do "balde" do açude foi documentado pelo Blog do Jordan Bezerra, que divulgou imagens das crateras e do desgaste estrutural.

Procurada pela imprensa, a Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (SEIRH) afirmou que a Barragem Capoeira está incluída em um programa de recuperação de barragens. De acordo com a pasta, uma licitação para a obra de recuperação está programada para o início de 2025.

A SEIRH ressaltou que o Governo do Estado realiza acompanhamento contínuo das barragens, mas os moradores questionam a demora na execução de ações preventivas, especialmente diante da possibilidade de chuvas volumosas que podem colocar em risco a segurança da população.

"O Governo do Estado, por meio da SEIRH, desenvolve um programa de recuperação de barragens, com acompanhamento contínuo. A Barragem Capoeira está incluída no programa e, no início de 2025, será feita licitação da obra de recuperação do manancial", disse a pasta. 

Por Patos Online
Com Blog do Jordan Bezerra e ClickPB