Locais Chuvas no sertão
Meteorologista Mário de Miranda Leitão explica ocorrências de chuvas de granizo no Sertão e fala sobre perspectivas de chuvas para 2025. Ouça
Segundo o especialista, o fenômeno de chuvas de granizo está diretamente relacionado ao tipo de nuvem presente no céu. Ele explicou que quando essas nuvens se desenvolvem de forma intensa, atingindo altitudes superiores a 6 mil metros, ocorre um processo de congelamento nas camadas mais altas da nuvem, gerando o granizo.
13/12/2024 07h00 Atualizada há 9 horas
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com
Foto: Patos Online/Reprodução

Em entrevista à equipe do Patosonline.com, o meteorologista Mário de Miranda Ramos Leitão esclareceu as ocorrências de chuvas de granizo no Sertão e compartilhou suas perspectivas sobre as condições climáticas para 2025.

Segundo o especialista, o fenômeno das chuvas de granizo está diretamente relacionado ao tipo de nuvem presente no céu. Ele explicou que, quando essas nuvens se desenvolvem de forma intensa, atingindo altitudes superiores a 6 mil metros, ocorre um processo de congelamento nas camadas mais altas da nuvem, gerando o granizo. Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer região, incluindo o Sertão, onde, por vezes, a combinação de fatores climáticos propicia o desenvolvimento dessas nuvens mais fortes.

Ele também foi questionado sobre a previsão para as chuvas em 2025. De acordo com ele, não é possível afirmar com precisão se o próximo ano será favorável às precipitações.

"Não há como garantir se será um ano bom para chuvas, pois as previsões climáticas envolvem uma série de variáveis complexas", destacou.

O meteorologista explicou que, embora existam ferramentas para estimar padrões climáticos, fatores como a evolução do fenômeno El Niño e mudanças nas condições atmosféricas podem afetar as previsões para o ano seguinte.

Loading...

Meteorologista Mário de Miranda Leitão - Crédito: Patos Online