O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) publicou nesta sexta-feira (13) uma portaria reconhecendo a situação de emergência em seis municípios paraibanos em razão da estiagem prolongada. As cidades de Desterro, Itabaiana, Queimadas, Riacho dos Cavalos, São José de Princesa e Soledade estão incluídas na lista, que reflete os impactos causados pela seca no estado.
Com o reconhecimento, as prefeituras dessas localidades estão autorizadas a solicitar recursos federais para implementar ações emergenciais de defesa civil. Entre as medidas possíveis estão a ampliação do abastecimento de água, o apoio aos agricultores prejudicados e a mitigação dos efeitos da falta de chuvas na economia local.
De acordo com dados do MIDR, 98 cidades da Paraíba enfrentam atualmente situação de emergência. Dessas, 97 foram afetadas pela estiagem, enquanto uma enfrenta problemas relacionados à erosão costeira.
A estiagem prolongada tem afetado a produção agrícola, o abastecimento de água e a qualidade de vida da população no estado, especialmente nas áreas rurais. Pequenos agricultores e comunidades que dependem diretamente de recursos hídricos naturais têm enfrentado grandes desafios, agravando a vulnerabilidade social e econômica.
A Paraíba é uma das regiões do Nordeste que mais sofre com a irregularidade das chuvas, especialmente no semiárido.
Por Patos Online