Luzes brilhantes flutuando ou voando no céu noturno acima de Nova Jersey, nos Estados Unidos, cativaram os moradores por quase um mês. Agora, os avistamentos, que muitos observadores acreditam ser drones, se espalharam por toda a região.
Autoridades federais que investigam os avistamentos forneceram poucas respostas sobre o que são os objetos ou sua origem, deixando os moradores inquietos e os líderes locais frustrados.
Autoridades dos EUA disseram na quinta-feira, 12, que não conseguiram corroborar os avistamentos de drones relatados e sugeriram que muitos dos objetos podem, de fato, ser aeronaves tripuladas, como aviões ou helicópteros.
Mas as garantias de autoridades estaduais e federais de que os avistamentos não indicam uma ameaça aos moradores fizeram pouco para acalmar as preocupações públicas. Os legisladores expressaram frustração com a falta de informações e estão pedindo ao governo federal que compartilhe mais sobre sua investigação.
Na sexta-feira, 13, avistamentos de drones foram relatados em vários Estados da região. Em Nova York, a governadora Kathy Hochul disse que estava investigando o assunto com agências federais de segurança pública, já que autoridades locais receberam vários relatos de possíveis drones voando sobre suas cabeças.
A governadora, no entanto, garantiu ao público que não havia nada a temer. “Neste momento, não há evidências de que esses drones representem uma ameaça à segurança pública ou nacional”, disse Hochul em uma declaração nas redes sociais.
Naquela noite, no entanto, o presidente eleito Donald J. Trump também opinou, sugerindo que o governo estava ocultando informações sobre os avistamentos. Caso contrário, eles deveriam ser abatidos, ele acrescentou.
]
Fotos e vídeos dos supostos drones mostram objetos brilhantes iluminados contra um céu escuro. Alguns se movem enquanto outros parecem pairar no lugar. Moradores e policiais que observaram os objetos dizem que suas luzes às vezes se apagam repentinamente, envolvendo-os na escuridão.
Grupos do Facebook e tópicos do Reddit dedicados aos avistamentos acumularam milhares de postagens. Um grupo do Facebook tem dezenas de milhares de membros que compartilham vídeos e trocam teorias.
Na quinta-feira, o mistério chegou à Casa Branca, onde um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse em uma entrevista coletiva que os investigadores federais não conseguiram corroborar os relatos de quaisquer drones não autorizados sobrevoando Nova Jersey.
“Ao contrário, após a revisão das imagens disponíveis, parece que muitos dos avistamentos relatados são, na verdade, aeronaves tripuladas que estão sendo operadas legalmente”, disse Kirby.
Em uma entrevista coletiva na quarta-feira, Sabrina Singh, porta-voz do Pentágono, disse que os objetos relatados não eram drones operados pelos militares dos EUA e que as autoridades não acreditavam que eles estavam “vindo de uma entidade estrangeira ou adversário”.
Autoridades locais e moradores expressaram sua frustração com as autoridades federais e as poucas informações que elas forneceram publicamente até agora.
O deputado Chris Smith, republicano de Nova Jersey, disse em uma declaração na sexta-feira que a atitude da Casa Branca em relação aos avistamentos foi “desdenhosa”. “O governo Biden tem a obrigação com o povo americano de descobrir e nos dizer o que está acontecendo imediatamente.”
A onda de avistamentos começou no norte de Nova Jersey em meados de novembro, depois que funcionários dentro do Arsenal Picatinny, uma instalação do Exército no Condado de Morris, avistaram o que disseram ser um drone voando perto da base. Dias depois, relatos dos avistamentos começaram a chegar à Polícia Estadual de Nova Jersey, de acordo com uma carta com data de quinta-feira que o governador do Estado, Philip D. Murphy, enviou ao presidente Biden e postou nas redes sociais.
Os avistamentos iniciais foram agrupados em alguns condados no norte de Nova Jersey, mas o fenômeno se espalhou rapidamente pelo Estado, incluindo áreas costeiras no sul e subúrbios da Filadélfia.
No início de dezembro, avistamentos de drones também foram relatados em partes da cidade de Nova York, primeiro ao longo da costa oeste de Staten Island, depois no sul do Brooklyn, perto da Ponte Verrazzano-Narrows. Na quinta-feira, avistamentos foram relatados no Bronx e perto do aeroporto LaGuardia, no Queens.
Moradores em partes do norte do Estado de Nova York, Connecticut e Pensilvânia também relataram avistamentos misteriosos à noite. Na sexta-feira, Larry Hogan, ex-governador de Maryland, disse nas redes sociais que viu “o que pareciam ser dezenas de grandes drones no céu” acima de sua casa em Davidsonville, Maryland.
Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, disse na quinta-feira que as autoridades federais conduziram uma “análise completa” de fotos e vídeos e estavam usando “tecnologias de detecção eletrônica muito sofisticadas” para tentar determinar o que eram os objetos.
Em uma reunião com legisladores estaduais naquele dia, a Polícia Estadual de Nova Jersey disse que os policiais estavam usando helicópteros para tentar seguir os drones, de acordo com Brian Bergen, um deputado estadual que estava presente. Em uma ocasião, disse Bergen, a polícia voou um helicóptero sobre um drone, mas não conseguiu rastreá-lo por tempo suficiente para ver onde ele pousou.
Na quinta-feira à noite, o senador Andy Kim, de Nova Jersey, acompanhou policiais locais que estavam investigando avistamentos perto do reservatório Round Valley no Condado de Hunterdon. Em uma série de postagens nas redes sociais, Kim disse que viu vários objetos no céu que não apareciam no software de rastreamento de voo. Às vezes, ele disse, entre cinco e sete eram visíveis ao mesmo tempo, alguns brilhando em branco enquanto outros piscavam em vermelho e verde.
O gabinete do Xerife no Condado de Ocean, no centro de Nova Jersey, implantou sua própria unidade de drones para tentar chegar perto o suficiente para capturar imagens dos objetos voadores, mas teve sucesso limitado até agora.
Os legisladores em Nova York e Nova Jersey pediram ao governo federal que fornecesse mais informações sobre os supostos drones.
Em sua carta ao presidente Biden, o governador Murphy agradeceu à Casa Branca por analisar a questão, mas acrescentou que “tornou-se aparente que mais recursos são necessários para entender completamente o que está por trás dessa atividade”.
Kirby reconheceu na entrevista coletiva de quinta-feira que a onda de relatos e a preocupação pública sobre os avistamentos ressaltaram a importância de ter sistemas para detectar e deter drones. Essas ferramentas devem ser disponibilizadas às autoridades policiais estaduais e locais, disse ele.
Josh Gottheimer, um congressista democrata que representa partes do norte de Nova Jersey, anunciou na terça-feira que apresentaria uma legislação para expandir subsídios federais para ajudar a tornar os sistemas de radar disponíveis para a polícia local.
“Esta tecnologia equipará nossa polícia, que é a melhor do mundo, com os recursos de que precisa para identificar quantos drones existem, de onde eles estão vindo e para onde estão indo”, disse Gottheimer em uma declaração.
Por Alyce McFadden (The New York Times) - O Estadão