Locais Castração de felinos
Mutirão de castração de felinos realiza mais de 30 procedimentos no Abrigo Municipal de Patos
Além dos mutirões, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal mantém o projeto RegPet, que oferece castração gratuita aos animais por meio de um cadastro prévio.
16/12/2024 07h00 Atualizada há 14 horas
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online com Secom-PM Patos
Reprodução: Redes Sociais

Na última sexta-feira (13), o Abrigo Municipal de Animais de Patos realizou um mutirão de castração exclusivo para felinos. A ação, promovida pela Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal, teve como objetivo fortalecer o controle populacional de gatos e gatas na cidade, além de garantir uma melhor qualidade de vida para os animais.

Segundo Talyta Peixoto, veterinária responsável pelo centro cirúrgico do abrigo, a iniciativa contou com o apoio de cuidadores locais e faz parte de um esforço contínuo para atender à grande demanda de animais errantes no município. Talyta ressaltou que, embora o foco principal das castrações diárias seja em cães e cadelas, o mutirão deste mês foi uma oportunidade para dar uma atenção especial aos felinos, com a previsão de outro evento já agendado para a próxima sexta-feira (20).

Yasmin Thuanny, cuidadora do Projeto Amparar, também esteve presente, levando felinos para a castração. Ela destacou a importância de ações como essa para o bem-estar dos animais de rua e para o trabalho das ONGs e protetores independentes que auxiliam na causa animal.

Além dos mutirões, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal mantém o projeto RegPet, que oferece castração gratuita aos animais por meio de um cadastro prévio. Talyta Peixoto orienta que a população interessada deve procurar o Abrigo Municipal de Animais, localizado após o IFPB, na saída para São José do Bonfim, para obter mais informações e registrar seus pets para o serviço.

A ação contínua de castração tem como objetivo reduzir a quantidade de animais errantes nas ruas, prevenindo problemas como reprodução descontrolada, doenças e maus-tratos, contribuindo para a saúde pública e o bem-estar dos animais no município.